Frente fria chega ao Sudeste no início da semana e traz risco de rajadas de quase 80 km/h; confira a previsão

Uma frente fria vai se formar no Sul do Brasil no início desta semana e avança em direção ao Sudeste. O sistema deixa alertas para aumento dos ventos e rajadas de quase 80 km/h. Confira as áreas em risco.
Uma mudança na Região Sul já está em curso, através do processo de formação de um ciclone extratropical, que trará chuvas intensas e tempestades pontuais aos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Os ciclones extratropicais sempre geram uma frente fria. Nesse caso, o sistema frontal perde rapidamente a intensidade e acaba atuando somente nos estados supracitados. No entanto, o seu deslocamento próximo do Sudeste vai provocar mudanças como: o ligeiro aumento da nebulosidade e, principalmente, o aumento dos ventos, que podem provocar intensas rajadas de vento nos quatro estados da Região.
Segunda-feira: contraste térmico e calmaria no Sudeste
A segunda-feira (8), será de calmaria na Região Sudeste, sem previsão de condições extremas. No nordeste, leste e sudeste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, o dia fica nublado, com previsão de chuva fraca no território capixaba. Devido ao tempo mais fechado e à influência de uma massa de ar frio no oceano, a sensação é de frio ao longo do dia, com máximas que não passam dos 23°C no Espírito Santo, no norte do Rio de Janeiro, a partir de Cabo Frio, e na região da Zona da Mata em Minas Gerais.

Em São Paulo, o tempo fica mais fechado no período da manhã no leste do estado, mas o sol aparece logo a partir do fim do período e início da tarde, favorecendo o aumento das temperaturas e a sensação de calor, principalmente na região da Grande São Paulo, onde as máximas podem chegar aos 28°C.
O tempo firme e quente nas demais áreas é destaque, com um céu praticamente sem nuvens em boa parte do estado de São Paulo, no sul, centro, oeste e norte de Minas Gerais. As temperaturas aumentam bastante ao longo do dia e passam facilmente dos 30°C, com máximas de 38°C no oeste paulista.

A segunda-feira (8) vai terminar com tempo firme em toda a Região e temperaturas amenas em boa parte, com valores em torno dos 27°C sendo previstos para a região Central, Norte e Oeste de São Paulo.
Terça-feira: chegada da frente fria e alertas de rajadas de vento
Na terça-feira (9), a frente fria já está bastante enfraquecida sobre a Região Sul e chega ao Sudeste no período da manhã, na divisa entre o Paraná e o estado de São Paulo. Nesse momento, a nebulosidade de altos níveis será predominante no oeste, sul e leste paulistas, mas o aumento dos ventos será mais perceptível no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, com rajadas de quase 80 km/h na região entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista. No sul do Rio de Janeiro e na região de Cabo Frio, as rajadas podem chegar aos 60 km/h. O sul de Minas Gerais pode registrar aumento dos ventos, com rajadas máximas também de 60 km/h.

No decorrer do dia, a frente fria avança de forma oceânica, próximo a costa do Sudeste, mas provocando aumento da intensidade dos ventos. No período da tarde estão previstas as rajadas mais intensas no estado de São Paulo e em Minas Gerais. A condição será ventosa e as rajadas no meio da tarde podem superar os 70 km/h no sul mineiro e no centro-leste paulista, excluindo a região litorânea. No norte e noroeste de São Paulo, os ventos podem chegar aos 60 km/h.

No Rio de Janeiro, há o aumento dos ventos na região serrana, mas o alerta fica para rajadas de até 80 km/h no período da noite da região da capital fluminense até Cabo Frio e Macaé. O estado do Espírito Santo só registra ventos mais intensos somente nas regiões costeiras, com rajadas máximas de 50 km/h.