Frente fria chega ao Brasil e muda o tempo em 5 estados na próxima semana; confira a previsão

Um ciclone e sua frente fria associada vão se formar entre o próximo domingo e a segunda-feira, trazendo tempestades e frio para toda a região Sul e também parte do Sudeste do Brasil.

Previsão de nebulosidade, chuva, vento e pressão na segunda-feira de manhã
Previsão de nebulosidade, chuva, vento e pressão na segunda-feira de manhã mostra a frente fria se configurando entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, ocasionando chuvas fortes.

Ao longo do próximo domingo (5), uma frente fria começará a se desenvolver entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Já no próprio domingo, pancadas de chuva podem ser registradas nos municípios mais próximos da divisa, como Uruguaiana, Rivera e Bagé.

É entre a noite do domingo e a madrugada da segunda-feira (6), no entanto, que o ciclone e sua frente fria vão realmente se configurar de maneira clara, como é possível de se observar na imagem acima. Ao longo do dia, haverá alertas vigentes para tempestades, que atingirão o Rio Grande do Sul com força.

Previsão de probabilidade de chuva na terça-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na terça-feira durante a tarde mostra a frente posicionada na altura de Santa Catarina e Paraná, ocasionando chuvas também em São Paulo e Rio de Janeiro.

Já entre a noite de segunda-feira e a terça-feira (7), a frente fria terá avançado e estará causando chuvas especialmente sobre Santa Catarina e Paraná, onde há risco de transtornos - como é possível observar na imagem acima.

Além disso, o sistema estará causando nebulosidade intensa e chuvas fracas em parte de São Paulo (litoral sul, região metropolitana e Vale do Paraíba) e no Rio de Janeiro, fazendo o tempo mudar também em parte da região Sudeste.

Previsão de acumulados totais de chuva até a sexta-feira da semana que vem.
Previsão de acumulados totais de chuva até a sexta-feira da semana que vem (dia 10) mostra que os acumulados de chuva entre Santa Catarina e Paraná podem chegar a cerca de 150 mm.

As chuvas podem ficar relativamente estacionárias sobre Santa Catarina e Paraná ao longo dos dias seguintes, até pelo menos a quinta-feira (9). Por isso, embora as tempestades mais severas sejam registradas no Rio Grande do Sul, as acumulados mais altos serão registrados em Santa Catarina e Paraná, onde as chuvas serão mais fracas, porém constantes.

Ao total, os acumulados de chuva podem exceder os 100 mm de chuva em alguns municípios, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Isso pode ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos.

Além disso, entre a segunda-feira (6) e a terça-feira (7), uma massa de ar frio avançará pelo país, fazendo as temperaturas caírem e mudando brevemente o clima no centro-sul do país.

Além das chuvas, frio retorna ao sul do país

Até o final da segunda-feira (6), a massa de ar frio terá avançado pelo Rio Grande do Sul. Na terça-feira (7), a massa de ar frio avança também por Santa Catarina, sul e extremo leste do Paraná, leste de São Paulo e sul fluminense, fazendo as temperaturas caírem nestas regiões.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na terça-feira de noite.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na terça-feira de noite mostra a massa de ar frio avançando pelo RS, SC, PR e parte de SP, fazendo as temperaturas caírem nestas regiões.

Essa massa de ar frio trará uma redução temporária nas temperaturas, capaz de aliviar o calor intenso registrado nos dias anteriores - mas ainda assim, não originará nenhum frio extremo. Somente o extremo sul do Rio Grande do Sul será mais afetado, com temperaturas mínimas próximas dos 5°C na terça-feira (7).

Ainda assim, após a passagem desta breve massa de ar frio, as próximas semanas continuarão sendo marcadas por temperaturas acima da média na maior parte do país - o que continuará proporcionando situações de calor mais intenso que o normal em todos os estados mencionados anteriormente.