Frente fria chega ao Brasil e muda o tempo em 5 estados na próxima semana; confira a previsão
Um ciclone e sua frente fria associada vão se formar entre o próximo domingo e a segunda-feira, trazendo tempestades e frio para toda a região Sul e também parte do Sudeste do Brasil.
- Mais informações: Sexta-feira (3) terá pancadas de chuva e tempestades em 11 estados

Ao longo do próximo domingo (5), uma frente fria começará a se desenvolver entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Já no próprio domingo, pancadas de chuva podem ser registradas nos municípios mais próximos da divisa, como Uruguaiana, Rivera e Bagé.
É entre a noite do domingo e a madrugada da segunda-feira (6), no entanto, que o ciclone e sua frente fria vão realmente se configurar de maneira clara, como é possível de se observar na imagem acima. Ao longo do dia, haverá alertas vigentes para tempestades, que atingirão o Rio Grande do Sul com força.

Já entre a noite de segunda-feira e a terça-feira (7), a frente fria terá avançado e estará causando chuvas especialmente sobre Santa Catarina e Paraná, onde há risco de transtornos - como é possível observar na imagem acima.
Além disso, o sistema estará causando nebulosidade intensa e chuvas fracas em parte de São Paulo (litoral sul, região metropolitana e Vale do Paraíba) e no Rio de Janeiro, fazendo o tempo mudar também em parte da região Sudeste.

As chuvas podem ficar relativamente estacionárias sobre Santa Catarina e Paraná ao longo dos dias seguintes, até pelo menos a quinta-feira (9). Por isso, embora as tempestades mais severas sejam registradas no Rio Grande do Sul, as acumulados mais altos serão registrados em Santa Catarina e Paraná, onde as chuvas serão mais fracas, porém constantes.
Além disso, entre a segunda-feira (6) e a terça-feira (7), uma massa de ar frio avançará pelo país, fazendo as temperaturas caírem e mudando brevemente o clima no centro-sul do país.
Além das chuvas, frio retorna ao sul do país
Até o final da segunda-feira (6), a massa de ar frio terá avançado pelo Rio Grande do Sul. Na terça-feira (7), a massa de ar frio avança também por Santa Catarina, sul e extremo leste do Paraná, leste de São Paulo e sul fluminense, fazendo as temperaturas caírem nestas regiões.

Essa massa de ar frio trará uma redução temporária nas temperaturas, capaz de aliviar o calor intenso registrado nos dias anteriores - mas ainda assim, não originará nenhum frio extremo. Somente o extremo sul do Rio Grande do Sul será mais afetado, com temperaturas mínimas próximas dos 5°C na terça-feira (7).
Ainda assim, após a passagem desta breve massa de ar frio, as próximas semanas continuarão sendo marcadas por temperaturas acima da média na maior parte do país - o que continuará proporcionando situações de calor mais intenso que o normal em todos os estados mencionados anteriormente.