Frente fria avança pelo Sul e traz potencial elevado para temporais

Nos próximos dias uma frente fria finalmente consegue avançar pelo Sul do Brasil. Há risco de temporais para toda Região. No Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas voltam a ocorrer de forma mais abrangente.

frente fria, tempestades, shelf cloud
Frente fria finalmente consegue avançar pelo Região Sul e provocar chuvas volumosas e com potencial para transtornos.

Nesta manhã de segunda-feira (17), uma região de cavado no entre o Uruguai, nordeste da Argentina e oeste do Rio Grande do Sul, vem contribuindo para a formação de Complexo Convectivo de Mesoescala e para chuvas de moderada a forte intensidade nessas áreas. A previsão é de que este sistema perca intensidade e as chuvas se tornem mais isoladas e se espalhem pelo centro-sul gaúcho na parte da tarde. Há risco para temporais isolados nas regiões da Campanha e do Sul.

Essa mudança ocorre devido a formação de uma área de baixa pressão no leste da Argentina e ao sul do Uruguai, que a partir do fim do dia dá origem a uma frente fria, com alerta para chuvas torrenciais e forte rajadas de vento durante a noite em todo o território uruguaio e na região de Santa Fé e Rosário na Argentina.

A frente fria avança pela Região Sul

Durante a madrugada de terça-feira (18), a frente fria já passa a atuar no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, onde há risco elevado para chuva volumosas e fortes rajadas de vento. Já no início da manhã, os temporais passam a ocorrer na região Central, nas Missões e na região metropolitana de Porto Alegre.

No fim do período, o sistema já atua no norte do estado e também deixa a região para alerta de tempo severo. Por outro lado, o tempo mais firme e as temperaturas mais baixas passam a ser destaque para o centro-sul e parte do oeste gaúcho. Na parte da tarde, a frente fria já avança para Santa Catarina e o Paraná. Mesmo com as chuvas isoladas há risco para temporais, principalmente, no leste, norte e oeste catarinenses, centro e oeste do Paraná.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o sistema não chega a atuar, mas a sua presença na Região Sul contribui para a intensificação dos ventos de norte e nordeste e, consequentemente, para o aumento da sensação de calor. Devido a presença de um cavado há potencial para temporais a partir do meio da tarde entre Goiás, nordeste do Mato Grosso do Sul, leste e sudeste do Mato Grosso. Em São Paulo e no Triângulo Mineiro, podem ocorrer pancadas muito isoladas e de curta duração.

Na quarta-feira (19), a frente fria já se encontra mais afastada, mas a presença de um região de baixa pressão próximo a costa de Santa Catarina até o sul de São Paulo, contribui para a manutenção do tempo instável em parte do Centro-Sul. Previsão de chuva de fraca a moderada intensidade já pela manhã no centro e leste de Santa Catarina, no centro-norte e leste do Paraná e no centro-sul dos estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

A partir do meio da tarde, pancadas isoladas ocorrem desde o Mato Grosso até o estado de Santa Catarina, passando pelo Triângulo Mineiro e estado de São Paulo. Há risco de temporais localizados, no entanto, a maior chance para transtornos está para o leste e oeste catarinenses e leste do Paraná. Destaque para o Rio Grande do Sul, onde uma massa de ar mais frio, deixa o tempo firme e com temperaturas bastante agradáveis ao longo do dia.