Frente fria avança pelo Brasil nesta semana: refresco e chuvas intensas; veja a previsão

Sistema traz chuvas expressivas para o centro-sul do país - inclusive para São Paulo, aliviando o tempo extremamente seco da região. Além disso, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem ao longo da semana.

Ciclista enfrentando a chuva nas ruas de uma cidade.
Uma frente fria trará chuvas expressivas para o centro-sul do país nos próximos dias. Além disso, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem ao longo da semana.

Entre esta segunda-feira (1), primeiro dia de dezembro, e a terça-feira (2), chuvas estarão se formando ao longo de toda a região Sul, conforme um cavado (região de baixa pressão) se aprofunda sobre a América do Sul.

Devido à atuação deste sistema, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de chuva intensa para a região Sul. No oeste de Santa Catarina e do Paraná e no noroeste do Rio Grande do Sul, há risco de chuvas intensas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de granizo.

As chuvas também atingem o Mato Grosso do Sul, onde as tempestades também podem ser particularmente intensas; e na terça-feira, as chuvas atingem o estado de São Paulo (inclusive a região metropolitana da capital), trazendo um alívio para o tempo extremamente seco que está sendo registrado na região.

Previsão de densidade de raios na terça-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na terça-feira durante a tarde mostra tempestades intensas se formando em todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais e MS.

No Sudeste, essas tempestades também atingirão o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, onde podem ocasionar transtornos como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, enchentes e alagamentos, especialmente na terça-feira.

Gradualmente, no entanto, as chuvas deixam o centro-sul do país. Entre a terça-feira (2) e a quarta-feira (3), esse sistema se transformará em um ciclone sobre o oceano Atlântico, com centro entre a região Sul e Sudeste do Brasil, que ajudará a manter e impulsionar as chuvas especialmente sobre o centro-norte do país.

Previsão de pressão, ventos, nebulosidade e chuva no final da quarta-feira.
Previsão de pressão, ventos, nebulosidade e chuva no final da quarta-feira mostra um ciclone se desenvolvendo sobre o Oceano Atlântico e chuvas fracas sobre a região Sul do país.

Enquanto isso, já na quarta-feira (4) o tempo volta a ficar predominantemente firme e seco na região Sul, apenas com ocorrência de chuvas fracas nos municípios mais próximos do litoral. Ao longo dos dias seguintes da semana, até a chuva fraca vai deixando de existir e o tempo passa a ficar aberto e ensolarado.

Massa de ar frio avança pelo centro-sul do país

Enquanto isso, este ciclone impulsiona também uma massa de ar frio pelo país. Na terça-feira (2) ela avança pelo Rio Grande do Sul, fazendo as temperaturas caírem; e entre a quarta-feira (3) e a quinta-feira (4) avança também por Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na quinta-feira de manhã.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na quinta-feira de manhã mostra uma massa de ar frio sobre estados como RS, SC, PR, MS e SP, trazendo um refresco para estes estados.

Não há previsão de temperaturas extremamente baixas nem possibilidade de geadas tardias, mas a massa de ar frio trará um refresco para as altas temperaturas que estão sendo registradas nestes estados do centro-sul brasileiro.

Em São Paulo Capital, por exemplo, as temperaturas máxima / mínima caem de 33°C / 18°C nesta segunda-feira para 23°C / 15°C na quinta-feira - queda de 10°C na máxima.

Entre a sexta-feira (5) e o sábado (6), a massa de ar frio se afastará e deixará de atuar sobre estes estados, o que fará as temperaturas subirem novamente. Com isso, o calor retornará com força para a região no fim de semana.