Frente fria causará forte mudança no Brasil nesta semana: chuvas intensas e tempestades atingem as 5 regiões

As chuvas voltam a ocorrer em boa parte do Brasil nesta primeira semana de dezembro, com acumulados que podem passar dos 100 mm. Há alerta de chuvas intensas e de tempestades para as 5 regiões do Brasil.

Uma nova mudança de padrão está em curso com chuvas retornando para boa parte do Brasil e ocorrendo de forma mais abrangente nas 5 regiões do país. Essa mudança vem acompanhada de uma diminuição das temperaturas, aliviando o calor intenso sentido nos últimos dias, e já começa nesta segunda-feira (1) através do aumento do potencial de chuvas em parte do centro-sul.

Segunda-feira: baixa pressão e risco de tempestades

Uma baixa pressão se intensifica entre a Região Sul e os países Paraguai e Argentina. Essa condição já traz risco de chuva forte e de tempestades pontuais no período da manhã no centro-leste e norte do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Ao mesmo tempo, instabilidades provocam pancadas isoladas na Região Norte.

A atenção fica para a partir do fim da manhã até o fim da tarde, quando as instabilidades conseguem se desenvolver mais no centro-sul do Brasil devido a intensificação da baixa pressão. Assim, há alerta de chuvas intensas e de tempestades para o norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina, porção central, leste e oeste do Paraná, no centro-sul e nordeste do Mato Grosso. No centro-norte do Brasil, instabilidades continuam a trazer pancadas de chuva forte e tempestades pontuais na Região Norte, norte do Mato Grosso, no centro-norte de Goiás e no interior do Nordeste até o norte de Minas Gerais.

previsão do tempo
Previsão de chuva para a tarde da segunda-feira, 1 de dezembro.

Alerta também para a condição térmica no norte do Paraná, no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, sul de Goiás e nos estados de São Paulo e de Minas Gerais, onde as temperaturas ficam elevadas e as máximas podem atingir os 40°C, principalmente no norte paranaense, no território paulista, na região do Triângulo Mineiro, sudeste do Mato Grosso e no sul goiano.

Terça-feira: aumento do potencial de chuvas no Brasil

A baixa pressão passa a atuar próxima a costa do Rio Grande do e do Sudeste, o que contribui para a organização da umidade pelo Brasil. Esse sistema vai evoluir para um ciclone extratropical com sua frente fria mantendo e potencializando a mudança de padrão nesta primeira semana de dezembro.

Pela manhã, instabilidades provocam chuvas pontuais de até moderada intensidade no sul e oeste de Santa Catarina, no sudoeste e oeste do Paraná, no Mato Grosso do Sul, Goiás e entre as regiões Norte e Nordeste. No fim do período, a mudança começa a ser mais perceptível através do aumento da nebulosidade no Brasil Central e sobre o Sudeste.

alerta baixa pressão
Baixa pressão potencializa as chuvas sobre o centro-sul do Brasil. Elevado risco de tempestades e de chuvas intensas.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e há maior risco de chuvas intensas e de tempestades. Alerta para o norte de Santa Catarina, norte e leste do Paraná, para todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, no norte de Goiás, na Região Norte e no interior do Nordeste.

Atenção, devido ao calor, há maior potencial de tempestades intensas e granizo sobre as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

Quarta-feira: frente fria mantém o risco de chuvas intensas e tempestades

No período da manhã a frente fria está formada e atua sobre a Região Sudeste. Chuvas pontuais de fraca a moderada intensidade são previstas para o norte de São Paulo, o Rio de Janeiro, a metade sul de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Região Norte. Instabilidades também podem atuar no sul dos estados do Maranhão e do Piauí.

Com a frente fria atuando e a recorrência de chuvas no Brasil Central, as temperaturas máximas diminuem no Brasil. Uma condição mais amena em ralação à semana anterior.

É a partir da tarde que as instabilidades aumentam e levam alertas de chuvas intensas e de tempestades para boa parte do Brasil, englobando toda a Região Sudeste e o Centro-Oeste, boa parte da Região Norte, com exceção das áreas mais ao norte, e sul do Maranhão, do Piauí e oeste da Bahia. No fim da tarde e período da noite, alerta de chuvas muito intensas para o norte do Rio de Janeiro, oeste de Minas Gerais e o Espírito Santo.

ciclone e frente fria
Chuva, pressão e direção do vento para a tarde da quarta-feira, 3 de dezembro. Ciclone e frente fria formados potencializam as chuvas sobre o SE, CO, N e NE.

Na Região Sul, o tempo fica mais firme com possibilidade de chuvas somente na faixa leste dos estados, que acontecem com fraca intensidade.

Quinta-feira: alertas de chuvas intensas e de tempestades continuam

A frente fria avança até o sul da Bahia e norte do Espírito Santo. A mesma condição dos últimos dias: alertas de chuvas intensas e de tempestades a partir da tarde.

Devido ao deslocamento da frente fria, uma massa de ar frio favorece o tempo mais firme em boa parte da Região Sul, do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro. O sistema favorece chuvas de fraca intensidade ou chuvisco no leste catarinense, paranaense, paulista e no território fluminense.

ciclone e frente fria
Chuva, pressão e direção do vento para a tarde da quinta-feira, 4 de dezembro.

Alertas de chuvas intensas e de tempestades para o norte de São Paulo, porção central, oeste e norte de Minas Gerais, para o Espírito santo, sul e oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, para Goiás, Mato Grosso e boa parte da Região Norte, excluindo as áreas mais ao norte.

O maior risco fica para o estado de Minas Gerais, o Espírito Santo e sul da Bahia, onde as chuvas continuam intensas no período da noite.

Sexta-feira: mais um dia sob alertas de chuvas intensas

A frente fria avança e reduz as chuvas no centro-sul do Brasil, concentrando as chuvas intensas e as tempestades em parte do centro-norte.

O tempo firme predomina na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. Há possibilidade de chuva fraca ou chuvisco pontual na faixa leste paulista, no Rio de Janeiro até o sul do território capixaba.

previsão do tempo
Acumulado de chuva até a sexta-feira, 5 de dezembro. Volumes podem chegar próximos dos 200 mm.

Os alertas de chuvas intensas e de tempestades se concentra no período da tarde até o início da noite sobre norte do Espírito Santo, sul, centro e oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, sobre Goiás, o Mato Grosso e boa parte da Região Norte, com exceção das áreas mais ao norte.