Frente fria avança, forma ZCAS e mantém 11 estados sob alerta até sexta, 19; veja a previsão
O tempo segue instável sobre grande parte do Brasil nesta semana. O avanço de uma frente fria que dará surgimento a ZCAS deixa, pelo menos, 11 estados sob alerta até esta sexta-feira.
- Veja também: Frente fria provoca vendavais e organiza canal de umidade sobre o Brasil nesta terça, 16; confira os alertas

Nos próximos dias, uma frente fria avança sobre o país e mantém instabilidades no Sudeste, Centro-Oeste e pontos do Norte do Brasil. O sistema ganha características estacionárias e, com isso, teremos uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Dessa maneira, diversos alertas para chuvas intensas e volumosas permanecerão em vigor até, no mínimo, sexta-feira (19). Confira os estados afetados:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Rondônia
- Tocantins
- Pará
- Amazonas
A lista acima reúne os estados que estarão sob alerta para chuvas intensas e riscos de tempestades até o final da semana. Ao longo dos próximos dias, o cenário poderá sofrer alterações, por isso é importante acompanhar as atualizações diárias da previsão.
Chuva acumulada supera 100 mm nesta quarta-feira
Logo nas primeiras horas da quarta-feira (17), há previsão de chuvas intensas capazes de provocar transtornos em áreas do leste de São Paulo, além de chuvas moderadas entre o Espírito Santo e o estado do Mato Grosso, passando pelo centro de Minas Gerais e por boa parte de Goiás.

Até o final da manhã, as chuvas variam em intensidade e posicionamento. As instabilidades que atuavam sobre o Mato Grosso e Goiás perdem força, enquanto as chuvas se espalham por Minas Gerais, que deve registrar precipitação em quase todas as regiões do estado.
Com a chegada da tarde, as chuvas ganham intensidade e atuam em Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, nos três estados do Centro-Oeste, além de áreas da Região Norte, como Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins.

A atenção será redobrada sobre o leste de São Paulo durante a madrugada e no sul do Espírito Santo ao longo de todo o dia. Os acumulados previstos somente nesta quarta-feira (17) ultrapassam 60 mm no leste paulista e 100 mm no sul capixaba.
Chuvas não dão trégua nesta quinta e sexta-feira
Com a formação da ZCAS, a previsão indica que as chuvas persistem por mais alguns dias, incluindo quinta (18) e sexta-feira (19). Com o corredor de umidade atuando, nuvens carregadas seguem se formando, principalmente durante as tardes.

Nesta quinta-feira (18), o tempo apresenta nebulosidade ao longo de todo o dia, com chance de chuva a qualquer momento. A madrugada e a manhã terão chuvas de moderada a forte intensidade na faixa entre o oeste de Minas Gerais e o oeste do Amazonas, evidenciando a extensa atuação do corredor úmido.
Durante a tarde, as chuvas também alcançam o Mato Grosso do Sul, com pancadas intensas acompanhadas de trovoadas e raios. O mesmo ocorre em Rondônia e no interior do Tocantins.

Ao longo da noite de quinta (18) e da madrugada de sexta (19), as chuvas continuam em áreas menores do Centro-Oeste e Norte, porém com intensidade moderada.
As chuvas voltam a atingir o Rio de Janeiro e o leste de São Paulo na tarde desta sexta-feira (19). Há risco de alagamentos, especialmente devido ao solo encharcado pelas precipitações dos últimos dias.

Ainda durante a tarde desta sexta (19), os modelos indicam chuvas intensas e tempestades isoladas sobre o sul de Minas Gerais, além de pancadas previstas para Pará, Amazonas, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nos próximos dias, é fundamental manter-se atualizado sobre as previsões do tempo e os alertas oficiais emitidos por órgãos como a Defesa Civil. Evite áreas de risco e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.