Frente fria provoca vendavais e organiza canal de umidade sobre o Brasil nesta terça, 16; confira os alertas

A terça-feira terá a presença de um corredor úmido atuante sobre o Brasil que irá provocar muitas chuvas. Além disso, a previsão é de fortes rajadas de vento que podem trazer transtornos para Sul e Sudeste.

    Uma nova frente fria vai avançar sobre o Brasil ao longo desta semana. O sistema trará, novamente, riscos de chuvas intensas, tempestades e irá reorganizar o corredor úmido sobre o país no decorrer desta terça-feira (16). Veja quais estados serão atingidos pela frente fria:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná
    • Mato Grosso do Sul
    • Mato Grosso
    • Goiás
    • São Paulo
    • Minas Gerais
    • Rio de Janeiro

    As chuvas, que virão acompanhadas de trovoadas e raios, atingirão municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, deixando-os em alerta. No entanto, não serão apenas as chuvas que vão causar apreensão: as rajadas de vento podem provocar prejuízos, como queda de árvores, galhos e ocasionar interrupções no fornecimento de energia elétrica.

    Acompanhe a previsão do tempo desta terça-feira (16) com mais informações e detalhes para as regiões Sul e Sudeste.

    Sul: Ventos acima de 60 km/h e chuva forte

    Nesta terça-feira (16), a presença de um canal de umidade irá proporcionar a formação de nuvens carregadas sobre o Sul do país. O fluxo de ar quente e úmido vindo da Região Norte, em contraste com ventos do quadrante Sul, provocará uma extensa área de instabilidade.

    Frente fria organiza corredor de umidade sobre o Brasil e provoca chuvas intensas.
    Frente fria organiza corredor de umidade sobre o Brasil e provoca chuvas intensas.

    Logo nas primeiras horas da terça-feira (16), há previsão de chuvas mais fortes sobre o Rio Grande do Sul, especialmente no norte do estado, além de pancadas previstas para Porto Alegre/RS. Municípios de Santa Catarina e do Paraná também devem registrar chuvas moderadas.

    Ao final da manhã e no decorrer da tarde, o tempo permanece encoberto em grande parte da Região Sul. A exceção será o centro-sul gaúcho, onde o sol pode aparecer. As chuvas mais intensas se concentram no leste de Santa Catarina e do Paraná, com atenção especial para a região central paranaense, onde há risco de raios e trovoadas.

    Previsão de chuva para a Região Sul na manhã desta terça-feira (16).
    Previsão de chuva para a Região Sul na manhã desta terça-feira (16).

    Além das chuvas intensas, há indícios de fortes rajadas de vento ao longo da terça-feira (16). Os alertas abrangem todo o Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e o oeste e sudoeste do Paraná.

    Os ventos podem chegar ou superar 50 km/h em Pelotas/RS, Caxias do Sul/RS e na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Em Santa Catarina, as rajadas atingem o leste do estado, com até 63 km/h em Florianópolis/SC, variando entre 40 e 50 km/h no restante do litoral.

    Rajadas de vento superam os 60 km/h em áreas do leste da Região Sul.
    Rajadas de vento superam os 60 km/h em áreas do leste da Região Sul.

    No Paraná, as rajadas mais intensas se concentram no oeste do estado, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul. Nesses municípios, a atenção deve ser redobrada, com ventos de até 60 km/h, capazes de provocar prejuízos.

    Sudeste e Centro-Oeste: frente fria deixa tempo instável

    A frente fria que avança pelo Sul do Brasil entre o final da noite de segunda-feira (15) e a terça-feira (16) também alcança o Sudeste e o Centro-Oeste. O sistema organiza um canal de umidade que favorece chuvas fortes em diversas áreas do Brasil Central.

    Previsão de precipitação para a tarde desta terça-feira sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
    Previsão de precipitação para a tarde desta terça-feira sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

    Na primeira parte da terça-feira (16), chuvas intensas devem ocorrer no oeste de Minas Gerais, sul e oeste de São Paulo, interior do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do norte de Goiás. No Rio de Janeiro, a previsão é de chuvas leves e isoladas.

    Com a chegada da tarde, período de temperaturas mais elevadas, as chuvas se tornam mais generalizadas. O suporte do corredor de umidade facilita a formação de nuvens carregadas sobre o Sudeste e Centro-Oeste.

    Neste período, há alertas para tempestades em todos os estados do Centro-Oeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. As rajadas de vento colocam o estado de São Paulo em atenção, principalmente o oeste paulista.

    Densidade de raios mostra áreas em alerta para possibilidade de tempestades nesta terça (16).
    Densidade de raios mostra áreas em alerta para possibilidade de tempestades nesta terça (16).

    As rajadas de vento começam a afetar o estado de São Paulo no final da tarde e início da noite, com ventos de cerca de 40 km/h no sul do estado. À medida que a frente fria avança, os ventos também se intensificam e, ao final da noite desta terça-feira (16), alcançam outras regiões, incluindo a capital paulista, com rajadas entre 40 e 60 km/h, elevando o risco de transtornos e queda de energia elétrica.