Frente fria avança e ainda deixa alerta para tempestades no Centro-Sul

Chuvas voltam a ocorrer no Centro-Sul do país e há risco de tempestade na Região Sul e em boa parte do Centro-Oeste. Destaque também para a queda das temperaturas no Sul e para a sensação mais amena.

frente fria, temporais no Sul
Sistema frontal provoca já provoca mudanças na Região Sul, no Centro-Oeste e em parte do Sudeste. Saiba mais sobre a mudança nas condições do tempo.

Um padrão mais irregular de chuvas vem sendo predominante nos últimos dias em todo o país, com ocorrência de chuvas mais intensas e volumosas somente na Região Norte. Em parte do estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no leste de Santa Catarina e do Paraná, pancadas isoladas, que se formam a partir de meados da tarde, também proporcionaram eventos pontuais intensos.

Apesar do afastamento da frente fria nos próximos dias, há alerta de tempestades para parte da Região Sul e estado de São Paulo. No Centro-Oeste é onde são esperados os maiores acumulados.

A partir da noite anterior, uma mudança nas condições do tempo passou a vigorar na Região Sul, com o desenvolvimento de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada, que irá avançar ao longo desta quarta-feira (17) pelos três estados do Sul.

Alerta e destaques para os próximos dias

Na manhã desta quarta-feira (17), o ciclone extratropical se encontra ao sudeste do Uruguai e ao sul do Rio Grande do Sul, provocando ventos constantes em torno de 50 km/h, com rajadas de até 60 km/h por volta do final do período na porção sul e leste do estado.

ECMWF
Distribuição e intensidade das chuvas na manhã desta quarta-feira (17).

A frente fria associada, atua mais ao norte contribuindo para chuvas isoladas de fraca à moderada intensidade no norte e leste gaúchos e mais intensas no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Há uma redução da intensidade em relação aos eventos da última noite e madrugada.

No Mato Grosso do Sul, as instabilidades provocam chuvas mais intensas, deixando em alerta o oeste e sul do estado, bem como o noroeste paranaense. No Mato Grosso, Rondônia e centro-oeste do Amazonas, as chuvas também ocorrem pela manhã, com potencial de até forte intensidade, porém, de forma isolada.

ECMWF
Distribuição e intensidade das chuvas na tarde desta quarta-feira (17).

A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e as chuvas passam a ocorrer de forma mais abrangente. Alerta para tempestades e chuvas volumosas para o norte e leste do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, metade oeste e norte do Paraná, oeste paulista, estado do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, oeste, sul e norte do Pará, no Tocantins e na norte dos estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Mais para o fim do dia e noite, com o deslocamento da frente fria, tempestades podem atingir o leste de Santa Catarina, do Paraná, sul e leste de São Paulo.

ECMWF
Chuvas atingem o leste de Santa Catarina, do Paraná, sul e leste de São Paulo a partir do fim do dia e noite.

Na quinta-feira (18), a frente fria perde intensidade e atua sobre o estado de Santa Catarina e do Paraná. O dia fica nublado desde o norte do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul, passando pelo sul e oeste de São Paulo. Previsão de chuva fraca e isolada pela manhã, com pancadas que podem ocorrer na forma de tempestades a partir de meados da tarde nessas áreas.

No restante do país, o destaque fica as tempestades e chuvas volumosas no Mato Grosso, onde são esperados os maiores acumulados do dia e à incursão da massa de ar frio no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, onde as temperaturas ficam mais amenas, principalmente no território gaúcho, que à sensação ao longo do dia é bastante agradável.

A massa de ar frio não consegue avançar muito e proporciona ao máximo sensação amena entre a quarta e a quinta-feira no Rio Grande do Sul e faixa leste que vai de Santa Catarina até São Paulo. Logo o calor volta a ser destaque.

Na sexta-feira (19), a frente fria já se encontra mais afastada, mas continua a influenciar parte do leste da Região Sul. O dia fica nublado no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, no noroeste do Rio Grande do Sul, se estendendo para o Sudeste apenas no sul de São Paulo. Potencial de pancadas isoladas pela manhã entre o norte catarinense e o leste paranaense. A partir do meio da tarde, há potencial para tempestades nessas áreas.

No restante do país, o mesmo padrão de nebulosidade é observado, porém o potencial de chuvas pela manhã diminui bastante, ocorrendo de forma muito isolada. No período da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer de forma intensa atingem toda a Região Norte, faixa norte do Nordeste e porção centro-leste da Região e os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Em relação às temperaturas, o destaque fica para a sensação mais amenas que agora abrange somente à faixa leste da Região Sul e o leste paulista. O calor retorna para o interior, com máximas em torno dos 30°C.