Frente fria traz alertas de temporais e de intensas rajadas de vento

Nos próximos dias uma frente fria quebra o bloqueio atmosférico e traz de volta o risco para temporais e intensas rajadas de ventos. O sistema consegue avançar até a Região Sudeste.

frente fria alerta temporais
Mudança de padrão em curso, com o avanço de uma frente fria a partir desta quinta-feira pelo centro-sul. Alerta de temporais e ventos intensos.

Mudança de padrão está próxima e acontece nos próximos. O tão esperado fim do bloqueio atmosférico acontece a partir desta quinta-feira (28), com o avanço de uma frente fria que consegue chegar até a Região Sudeste.

Ao longo do seu deslocamento, o sistema frontal contribui para a ocorrência de temporais e de intensas rajadas de ventos. A seguir trazemos mais detalhes da previsão e dos alertas para os próximos dias.

Frente fria, chuvas, temporais e ventos intensos

Uma frente fria se forma sobre o Uruguai na madrugada de quinta-feira (28), provocando chuvas intensas e temporais no país vizinho. O sistema inicia seu avanço e por volta de meados da manhã atinge a fronteira com o Rio Grande do Sul, evoluindo para todo o Sul e Campanha no fim do período. Há alerta de chuva de moderada a forte intensidade e de temporais.

As rajadas mais podem chegar aos 85 km/h na Região Sul entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira. Regiões com maior potencial: Central, Sul, Campanha e leste do Rio Grande do Sul, e centro-leste de Santa Catarina.

No decorrer da tarde, a frente fria avança um pouco e em meados do período leva o potencial de temporais para o Oeste e região Central do território gaúcho. Mais para o fim do dia os alertas de tempo severo também abrangem a região metropolitana de Porto Alegre, a Serra Gaúcha, toda a região Central e o sul da Missões. No Norte do estado, pancadas isoladas já podem ser registradas e na Campanha, Sul e parte do Oeste, a chuvas já diminuem devido à incursão do ar frio e seco.

No período da noite, as chuvas se intensificam nas Missões, Norte, Serra e Litoral Norte e há alertas de chuvas volumosas nessas áreas. Com o avanço do sistema frontal, passa a chover no sul e meio-oeste de Santa Catarina, com as instabilidades passando a atuar no na região de Florianópolis no fim do período.

Na madrugada de sexta-feira (29), a frente fria avança sobre o estado de Santa Catarina, mas o potencial de chuvas diminui, passando a ocorrer com fraca a moderada intensidade em todas as regiões do estado. No sul, sudoeste e extremo oeste do Paraná, pancadas mais intensas podem ocorrer.

Ventos intensos também podem atingir a porção litorânea de São Paulo e o Rio de Janeiro na sexta-feira, com rajadas de até 85 km/h.

Com o rápido deslocamento da frente fria, já em meados da manhã, o sistema atua sobre leste e norte do Paraná e regiões de divisa do estado de São Paulo com o território paranaense. Há previsão de chuvas de fraca a moderada nessas áreas, no norte de Santa Catarina e no sul do Mato Grosso do Sul. Potencial para temporais somente no norte do Paraná.

A partir do fim da manhã, a frente fria avança mais pelo estado de São Paulo, levando chuvas de fraca a moderada intensidade para o centro-leste do estado, incluindo região da capital, por volta do meio da tarde. As chuvas mais intensas ocorrem nas áreas do leste. Com a proximidade do sistema, chuvas isoladas também podem ocorrer no extremo sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro.

No restante do dia, o sistema frontal já se encontra mais enfraquecido, mas mesmo assim contribui para chuvas de fraca intensidade no norte e litoral norte de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No período da noite, previsão de chuva fraca somente no território fluminense.