Fraca frente fria traz mais nebulosidade do que chuva

Uma frente fria se forma ao longo dessa sexta-feira (09) no Rio Grande do Sul, avança até o Sudeste no decorrer do fim de semana. O tempo muda, mas não há previsão de chuvas volumosas e persistentes.

Frente fria provoca mudanças no Centro-Sul, com aumento da nebulosidade, chuva e frio.

A sexta-feira (09) começou nublada em praticamente toda a Região Sul, com chuvas de moderada intensidade no oeste e sul do Rio Grande do Sul, devido à presença de uma área de baixa pressão entre o Uruguai e o estado gaúcho. A previsão é de que o sistema se desloque para leste e dê origem a uma frente fria. Assim, o tempo se mantém nublado em todo o Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, com chuva ao longo do dia no oeste e metade sul do território gaúcho.

Por volta do meio da tarde há a possibilidade de pancadas isoladas e de curta duração ocorrerem nas demais regiões do Rio Grande do Sul. Somente a noite que a frente fria atinge a região metropolitana de Porto Alegre, levando risco para alagamentos. No oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, há previsão de pancadas de moderada a forte intensidade.

No restante do país, previsão de chuva ao longo do dia somente no norte do Espírito Santo e em todo o leste da Bahia, sendo esperados os maiores volumes para a região de Salvador. No extremo norte mineiro, bastante isolada com possibilidade de chuva fraca e isolada ao longo da tarde. Nas demais áreas, o tempo segue firme e quente.

Previsão para o fim de semana

No sábado (10), o dia fica nublado em todo o Rio Grande do Sul, meio-oeste catarinense e oeste do Paraná, com chuva de moderada a forte intensidade ocorrendo pela manhã no norte, nordeste, leste e sul do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina. No decorrer do dia as chuvas perdem intensidade, mas o tempo nublado se mantém e as temperaturas diminuem bastante, trazendo sensação de frio. No norte catarinense e nas demais regiões do Paraná, o tempo muda somente a partir do meio da tarde, com aumento da nebulosidade e redução das temperaturas, sem ocorrência de chuva.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo segue firme, ensolarado e quente com exceção para o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde o tempo segue nublado e com chuva fraca alternando com períodos de melhoria. Na parte da noite, ventos de sul provocam sensação de frio no oeste paulista e na metade sul do Mato Grosso do Sul. No Nordeste, as chuvas continuam ao longo do dia no leste da Bahia, principalmente, na região metropolitana de Salvador.

No domingo (11), a frente fria já atua no Sudeste, no entanto, a mudança mais significativa do tempo ocorre no leste paulista já pela manhã, com aumento da nebulosidade, diminuição da temperatura e ocorrência de chuva fraca somente no litoral. No Rio de Janeiro a mudança ocorre a partir do fim da manhã. No restante da Região o tempo fica firme e ensolarado, até mesmo, o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Já no leste da Bahia, o tempo instável se mantém, com chuvas volumosas entre Porto Seguro e Salvador.

No Sul o tempo firme predomina em praticamente toda a Região e as temperaturas ficam baixas, com sensação de frio pela manhã e amena ao longo do dia. No leste de Santa Catarina e do Paraná, além do frio, o dia fica nublado, com ocorrência de chuva muito fraca pela manhã.