Fraca frente fria traz mais nebulosidade do que chuva
Uma frente fria se forma ao longo dessa sexta-feira (09) no Rio Grande do Sul, avança até o Sudeste no decorrer do fim de semana. O tempo muda, mas não há previsão de chuvas volumosas e persistentes.

A sexta-feira (09) começou nublada em praticamente toda a Região Sul, com chuvas de moderada intensidade no oeste e sul do Rio Grande do Sul, devido à presença de uma área de baixa pressão entre o Uruguai e o estado gaúcho. A previsão é de que o sistema se desloque para leste e dê origem a uma frente fria. Assim, o tempo se mantém nublado em todo o Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, com chuva ao longo do dia no oeste e metade sul do território gaúcho.
Por volta do meio da tarde há a possibilidade de pancadas isoladas e de curta duração ocorrerem nas demais regiões do Rio Grande do Sul. Somente a noite que a frente fria atinge a região metropolitana de Porto Alegre, levando risco para alagamentos. No oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, há previsão de pancadas de moderada a forte intensidade.
No restante do país, previsão de chuva ao longo do dia somente no norte do Espírito Santo e em todo o leste da Bahia, sendo esperados os maiores volumes para a região de Salvador. No extremo norte mineiro, bastante isolada com possibilidade de chuva fraca e isolada ao longo da tarde. Nas demais áreas, o tempo segue firme e quente.
Previsão para o fim de semana
No sábado (10), o dia fica nublado em todo o Rio Grande do Sul, meio-oeste catarinense e oeste do Paraná, com chuva de moderada a forte intensidade ocorrendo pela manhã no norte, nordeste, leste e sul do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina. No decorrer do dia as chuvas perdem intensidade, mas o tempo nublado se mantém e as temperaturas diminuem bastante, trazendo sensação de frio. No norte catarinense e nas demais regiões do Paraná, o tempo muda somente a partir do meio da tarde, com aumento da nebulosidade e redução das temperaturas, sem ocorrência de chuva.
No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo segue firme, ensolarado e quente com exceção para o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde o tempo segue nublado e com chuva fraca alternando com períodos de melhoria. Na parte da noite, ventos de sul provocam sensação de frio no oeste paulista e na metade sul do Mato Grosso do Sul. No Nordeste, as chuvas continuam ao longo do dia no leste da Bahia, principalmente, na região metropolitana de Salvador.
Frente fria avança nos próximos dias pelo Centro-Sul, provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. Já no leste da #Bahia o tempo segue chuvoso.
— Tempo.com (@OtempoBrasil) August 9, 2019
Para mais mapas de previsão, acesse: https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/o6PwiEyheL
No domingo (11), a frente fria já atua no Sudeste, no entanto, a mudança mais significativa do tempo ocorre no leste paulista já pela manhã, com aumento da nebulosidade, diminuição da temperatura e ocorrência de chuva fraca somente no litoral. No Rio de Janeiro a mudança ocorre a partir do fim da manhã. No restante da Região o tempo fica firme e ensolarado, até mesmo, o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Já no leste da Bahia, o tempo instável se mantém, com chuvas volumosas entre Porto Seguro e Salvador.
No Sul o tempo firme predomina em praticamente toda a Região e as temperaturas ficam baixas, com sensação de frio pela manhã e amena ao longo do dia. No leste de Santa Catarina e do Paraná, além do frio, o dia fica nublado, com ocorrência de chuva muito fraca pela manhã.