Fim de Semana Santo com alerta de temporais no Sul e no Nordeste

No decorrer do feriado as chuvas aumentam na Região Sul devido à atuação de uma frente fria. No Nordeste, o tempo se mantém instável na faixa norte e as chuvas aumentam em toda a faixa leste.

Tempos instável e risco para temporais e chuvas volumosa neste feriado de Páscoa.

No decorrer deste feriado uma frente fria passa a atuar na Região Sul, trazendo potencial para temporais e, posteriormente, queda das temperaturas. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as chuvas volumosas na faixa norte da Região. Já nas áreas ao leste, os ventos de leste e uma frente fria contribuem para o aumento das chuvas nessa região. Esses são os sistemas atuantes nos próximos dias. Vamos aos detalhes.

Previsão do tempo

Neste sábado (20), uma frente fria atua de forma costeira sobre o Rio Grande do Sul e uma área de baixa pressão se forma no norte da Argentina e no sul do Paraguai. Já pela manhã há previsão de pancadas de chuva isoladas no oeste do estado do Paraná e de Santa Catarina, no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, juntamente, com a queda de temperatura no sul gaúcho. Na parte da tarde passa a chover em toda a metade norte do Rio Grande do Sul e no centro-oeste do Paraná e de Santa Catarina, com riscos para temporais nessas localidades.

No Nordeste, previsão de chuva moderada pela manhã em todo o litoral norte da região e na faixa leste de Maceió até Natal, trazendo risco para alagamentos. A partir do início da tarde, passa a chover no interior dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e de Alagoas. Já no entre o sul da Bahia e Sergipe, bastante nebulosidade e chuvas de fraca intensidade. Já no oeste da Bahia, apesar de pancadas isoladas, há risco para temporais localizados.

No domingo de Páscoa (21) mesmo com o afastamento da frente fria, as chuvas continuam a ocorrer com forte intensidade na Região Sul. A atuação de um cavado (região de prolongamento de uma baixa pressão) em conjunto com a formação de uma baixa pressão no oceano, na altura de Santa Catarina e do Paraná, deixa o tempo instável com chuvas de moderada à forte intensidade no centro-oeste desses estados e, a partir da tarde passa a chover em todas as regiões. No Rio Grande do Sul, o tempo fica instável e chuvoso no norte do estado, com potencial para transtornos. Nas demais áreas previsão de bastante frio.

No Nordeste, mais um dia chuvoso na faixa norte da Região, com chuvas de moderada a forte intensidade pela manhã. Na parte da tarde, o tempo continua chuvosa nessa porção e passa a chover na forma de pancadas nas áreas mais do interior, se estendendo até o oeste da Bahia. Na faixa leste, sol entre nuvens pela manhã e no restante do dia, previsão de chuvas moderadas no sul da Bahia e na faixa que vai de Recife até Natal.