Fim de semana proveitoso em boa parte do Brasil

Neste fim de semana as chuvas diminuem em boa parte do pai, no entanto ocorrem em todas as regiões. Somente no Nordeste, as chuvas se continuam volumosas e trazem risco para transtornos.

Mesmo com previsão de chuva em todas as regiões, o fim de semana será bastante proveitoso em boa parte do país.

Nos próximos o deslocamento de uma massa de ar mais seco em direção ao oceano, contribui para o retorno da umidade para a Região Sul, ao mesmo tempo em que diminui as chuvas na porção Central do país. No norte da Região Nordeste a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém os volumes elevados e o risco para transtornos.

Previsão para o fim de semana

No sábado (13) a previsão é de tempo firme durante boa parte do dia na Região Sul. Há bastante nebulosidade pela manhã em Santa Catarina, mas logo o sol aparece. Mais para o fim da tarde há previsão de pancadas de chuva de fraca intensidade no centro e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.

No Centro-Oeste no Sudeste, sol entre muitas nuvens em Minas Gerais e chuva de fraca a moderada intensidade ocorrendo no início da manhã na metade norte de Goiás e no norte do Mato Grosso. No decorrer do dia o tempo firme predomina nas duas regiões. Mais para o fim da tarde e noite, há previsão de pancadas de chuva isoladas, com exceção para o oeste e sul do Mato Grosso do Sul e para as áreas mais ao leste do Sudeste, onde o tempo segue estável. Chuva mais intensa prevista somente para oeste e norte de São Paulo, nordeste do Mato Grosso do Sul e sudeste do Mato Grosso.

Na Região Nordeste a ZCIT mantém o dia chuvoso na faixa norte, com chuva fraca ocorrendo pela manhã e de moderada a forte intensidade na parte da tarde, com risco para alagamentos. No oeste e sul da Bahia, as pancadas na parte da tarde ocorrem de forma mais abrangente, mas não há risco para transtornos.

No domingo (14) o tempo segue firme durante boa parte do dia na Região Sul, com previsão de pancadas isoladas e de curta duração entre o fim da tarde e a noite no centro, norte e leste do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina, no centro e norte do Paraná. As temperaturas ficam agradáveis pela manhã e faz calor na parte da tarde.

No Centro-Oeste e no Sudeste, chuva de fraca intensidade pela manhã em Goiás, norte do Mato Grosso, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, norte e leste de São Paulo. O dia segue nublado nessas localidades e há previsão de pancadas isoladas a partir do meio da tarde. Na porção central e no norte do estado de São Paulo há potencial para chuva de moderada a forte intensidade. No Rio de Janeiro, o dia segue com bastante nebulosidade e chove mais para o fim da tarde e noite e forma bastante isolada, sem potencial para transtornos.

No Nordeste, sem grandes mudanças. A ZCIT mantém o tempo instável no norte da Região, com chuvas moderada ocorrendo na faixa litorânea pela manhã e mais intensa na parte da tarde no interior. No leste da Bahia, as chuvas passam a ocorrer com maior intensidade, mas não há risco para transtornos.