Fim de semana: predomínio de tempo seco e aumento das temperaturas

Massa de ar frio se desloca para o oceano e perde intensidade, contribuindo para o aumento das temperaturas e da umidade no leste do país.

Tempo seco predomina em boa parte do Brasil. Previsão de chuva somente na faixa litorânea do país.

Nos últimos dias uma massa de ar polar manteve as temperaturas baixas no Centro-Sul do Brasil, contribuindo para a formação de geada e nevoeiro. Nos próximos dias esse sistema se desloca para o oceano, perdendo força e ocasionando em diminuição do frio e aumento do transporte de umidade, principalmente para o leste nordestino.

Previsão do tempo

No sábado (26) a nebulosidade aumenta no leste catarinense e há previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia na faixa que vai de Florianópolis até o leste do PR. Pela manhã a chuva é mais fraca e isolada e, na parte da tarde ganha intensidade, com diminuição no fim do dia. As temperaturas aumentam e a sensação é agradável em toda a Região Sul. O mesmo ocorre no Sudeste, porém há redução das chuvas no leste, com previsão de chuva fraca na parte da tarde. Já no ES, o tempo se mantém nublado e chuvoso, com redução somente na parte da noite.

Esse aumento da precipitação, também ocorre em toda a faixa leste do Nordeste, e há alerta para alagamentos no sul da BA, em Salvador e entre Recife e Natal. No litoral norte, o tempo segue instável e chuvoso. No Centro-Oeste, sem grandes novidades, com previsão de tempo seco e calor ao longo do dia.

Previsão do acumulado de chuva da sexta-feira (25) até o domingo (27), segundo o modelo ECMWF.

No domingo (27) sem grandes novidades. As chuvas diminuem no leste do Sul e Sudeste, com exceção do ES, onde o tempo nublado e chuvoso continua. No RS a nebulosidade aumenta na metade sul do estado, com pequena chance de chuva fraca e isolada no Oeste e região de fronteira com o Uruguai. Já no Nordeste, as chuvas se espalham por todo o litoral da Região, deixando em alerta para chuva forte o sul da BA, região de Salvador e estado do MA e PI.

Retorno das chuvas

O início da próxima semana irá seguir o padrão do fim de semana, porém com aumento das temperaturas em todo o Centro-Sul. Na quarta-feira (29), uma frente fria, que se forma ao sul do Uruguai, chega ao RS e avança nos dias seguintes por toda a Região Sul.

Formação do próximo sistema frontal que marcará o retorno das chuva para o Centro-Sul do Brasil.

Somente no fim de semana que o sistema consegue adquiri força para se deslocar mais para norte e atuar sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Esse sistema vem acompanhado de uma massa de ar polar, porém não deve ser tão intensa quanto à anterior. No entanto, está muito longe para detalhar a intensidade.