Fim de semana pelo Brasil: muita chuva, frio e calor

No primeiro fim de semana de Abri haverá áreas com sensação de frio, outras com calor e ocorrência de chuva em boa parte do país. Há alertas para temporais e chuvas volumosas. Contamos mais detalhes aqui.

Fim de semana de contraste. Nos próximos dias teremos sensação de frio, calor e chuva volumosas pelo Brasil.

Na última quinta-feira (04) uma frente fria se formou no fim do dia e provou bastante chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados em torno dos 100 mm no centro e sul do estado gaúcho, e de 140 mm no oeste catarinense. Nesta manhã (05) um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) que se formou ao longo da madrugada, provocou chuva e ventos fortes no oeste do Paraná e de Santa Catarina. Em relação às temperaturas, uma massa de ar mais fria trouxe sensação de frio durante a madrugada e início da manhã, com mínima em torno dos 14°C no centro-sul do Rio Grande do Sul.

Previsão para o fim de semana

Neste sábado (06) a frente fria se encontra na entre a Região Sul e o Sudeste e há previsão de chuva de chuva fraca pela manhã em Santa Catarina, Paraná e no sul e leste de São Paulo. No Centro-Oeste, o sistema ajuda na formação de um corredor de umidade que também provoca chuva fraca no começo do dia em todo o Mato Grosso do Sul e de forma mais isolada no Mato Grosso e em Goiás.

Na parte da tarde, passa a chover com maior intensidade e com risco para temporais no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, em todo o estado de São Paulo, metade sul e oeste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, na metade sul e oeste de Goiás, nordeste do Mato Grosso do Sul e na metade leste e norte do Mato Grosso. As temperaturas ficam mais amenas e os ventos de sul conseguem provocar a sensação de friagem até o sul de Rondônia.

Nas áreas mais ao norte do país, as temperaturas continuam elevadas, principalmente no estado da Bahia, onde a sensação de calor será maior devido à condição pré-frontal. A Zona de Convergência Intertropical continua atuando no litoral norte do país e há previsão de chuva ao longo do dia e de volumes elevados, que trazem risco para alagamentos.

No domingo (07) a frente fria já se encontra mais afastada e as chuvas diminuem de intensidade me boa parte do Brasil. A massa de ar mais fria, se mantém atuante e os ventos de sul conseguem levar sensação de frio até o estado do Acre. Previsão de chuva já pela manhã com moderada intensidade no centro-leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. No sul do Paraná, chove com fraca intensidade. Na parte da tarde, passa a chover de forma mais intensa no leste catarinense e na metade leste e norte do Paraná.

Previsão de chuva fraca e isolada pela manhã no leste do Mato Grosso, no estado de Goiás em São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais. Na parte da tarde, passa a chover forte com risco para temporais nessas localidades. As temperaturas ficam amenas ao longo do dia, com exceção para o Rio de Janeiro e o restante do estado mineiro, onde os ventos de norte de provocam a sensação de abafamento.