Fim de semana nublado, frio e com chuva entre SC, PR e SP

Devido ao avanço de uma frente fria e de uma massa de ar polar intensa o próximo fim de semana será nublado, frio e com chuva para o Paraná e parte dos estados de Santa Catarina e de São Paulo.

alerta, chuvas intensas, tempestades
Frente fria avança e muda o tempo no Centro-Sul nos próximos dias! Chuvas e muito frio! Confira a previsão.

Depois de uma semana de tempo firme e ensolarado, uma frente fria avança pelo Centro-Sul do país a partir desta sexta-feira (28), provocando mudança nas condições do tempo neste fim de semana no Paraná e em parte dos estados de São Paulo e de Santa Catarina.

A atuação de uma forte massa de ar polar também faz parte da mudança, promovendo intensa queda das temperaturas e tempo firme em parte da Região Sul.

Distribuição e intensidade da precipitação

No sábado (29), pela madrugada a frente fria ainda se encontra sobre entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina provocando chuvas de moderada a forte intensidade.

Mais para o início da manhã, o sistema avança mais pelo território catarinense, mas agora com fraca intensidade. No decorrer do período, as chuvas continuam a ocorrer, porém de forma mais isolada e passam a atingir também o leste, sul e oeste do Paraná. No estado de São Paulo é observado um aumento da nebulosidade, sendo mais expressiva no leste e sul, com possibilidade de chuva fraca nas áreas mais costeiras.

A partir da tarde, o sistema frontal atua entre o Paraná e o estado de São Paulo, porém não há previsão de chuvas expressivas, apenas bastante nebulosidade que também passa a ser mais densa em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

No domingo (30), uma região de cavado volta a contribuir para o desenvolvimento de instabilidades, porém agora sobre o estado do Paraná, norte de Santa Catarina e sul de São Paulo, que provocam chuvas de moderada intensidade pela manhã. A partir da tarde, passa a chover com maior intensidade levando potencial para transtornos nessas mesmas áreas, sendo o leste paranaense com maior possibilidade para volumes elevados.

No restante do leste do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, bastante nebulosidade e ocorrência de chuvas de fraca a moderada intensidade, sendo mais intensas e abrangentes no período da noite no leste paulista.

Avanço da massa de ar polar

Com o deslocamento para nordeste da frente fria, uma massa de ar polar começa a atuar no Rio Grande do Sul a partir da noite desta sexta-feira (28), com ar frio se espalhando por todo o território gaúcho na madrugada.

No sábado (29), o ar seco e frio avança mais ainda ao longo do dia, favorecendo o tempo firme e frio em todo o Rio Grande do Sul. No estado de Santa Catarina o ar frio passa a atuar a partir da tarde.

frio, geada
Massa de ar frio avança e derruba as temperaturas no fim de semana, sendo o domingo o dia mais frio para a Região Sul. Ventos de sul conseguem atingir o leste do Sudeste no fim do dia do domingo.

No domingo (30), o ar polar se mantém sobre o Rio Grande do Sul, com o ar frio chegando até o norte do Paraná e leste de São Paulo. Sensação de bastante frio para todo o território gaúcho, catarinense, sul e leste do Paraná e sul paulista. No período da noite, o frio ganha intensidade e já atinge com mais força o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro.