Fim de semana nublado e frio no Centro-Sul do Brasil

Nebulosidade, chuva e temperaturas baixas serão as características neste fim de semana nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Essa imagem será vivenciada em varias localidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste fim de semana e durante a próxima semana.

Neste sábado (04) o tempo fica nublado e chuvoso na metade sul e oeste do Mato Grosso do Sul, metade norte de São Paulo e metade sul de Minas Gerais. Os maiores acumulados são esperados para a parte da tarde, com ocorrência de trovoadas e potencial para queda de granizo. Para as demais áreas do estado de São Paulo e para os estados do Rio de Janeiro e da Região Sul, a previsão também é de bastante nebulosidade, no entanto, as chuvas ocorrem de maneira fraca ao longo do dia, oscilando entre período de melhoria. Somente para o leste do Rio Grande do Sul que a chuva ganha intensidade no fim do dia, devido à formação de um ciclone.

As temperaturas ficam baixas e a sensação é de frio. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a condição é mais intensa devido à atuação de massa de ar polar que avança no decorrer do sábado (04), proporcionando o registro das mínimas no fim do dia. Em decorrência dos ventos que sopram de sul, o frio será sentido no oeste e sul do Mato Grosso nas primeiras horas da manhã e a partir do início da noite.

No domingo (05) o ciclone, que começou a se formar no dia anterior próximo à costa da Região Sul, se desloca mais para oceano e, a frente fria associada, favorece a manutenção do tempo instável nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Nessas localidades o tempo fica nublado e com chuva fraca a partir da tarde. A exceção fica para o Mato Grosso do Sul, onde a chuva ocorre com maior intensidade, trazendo potencial para ocorrência de granizo, na metade sul e no oeste do estado. Previsão de chuva moderada para o sudoeste do Mato Grosso e de chuva fraca e isolada para o estado de Minas Gerais.

Para o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina, nebulosidade fica menos e chance do aparecimento do sol aumenta devido à atuação da massa de ar polar, que contribui para a intensificação do frio. Frio este, que se mantém para todo o Centro-Sul.

Tendência para a próxima semana

Na semana seguinte as condições do tempo se mantêm semelhantes às observadas no fim de semana, com as diferenças de que a nebulosidade aumenta na porção mais central do país e diminui na Região Sul. As temperaturas continuam baixas e diminuem mais no decorrer da semana, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Somente no próximo fim de semana que a previsão é de tempo mais firme no Brasil Central, com retorno das chuvas para o estado gaúcho.