Fim de semana: frio, sol e temporais pelo Brasil

Neste fim de semana boa parte do Centro-Sul do país terá predomínio de sol. Já no Sul, as temperaturas mínimas continuam baixas, com destaque para o RS. Mais ao norte, as chuvas perdem intensidade, mas ainda há riscos para temporais.

Neste fim de semana terá sol, chuva, frio e calor no Brasil. Há alerta de temporais no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Devido ao afastamento de um ciclone no oceano, na altura da Região Sul, que contribui para a manutenção do tempo instável na metade norte do Brasil, uma massa de ar frio passou a atuar, desde a tarde da quinta-feira (06), no sul do Rio Grande do Sul, proporcionando mínimas de até 6,0°C em Bom Jardim da Serra, SC. Em outras localidades da serra catarinense, sul e serra do estado gaúcho, as temperaturas ficaram abaixo dos 10°C no início desta manhã.

Previsão do tempo

No decorrer desta sexta-feira (07), o tempo firme predomina em boa parte da Região Sul, com previsão de pancadas de chuva a partir do meio da tarde no leste de Santa Catarina e do Paraná. As temperaturas ficam agradáveis em todo o Rio Grande do Sul e regiões catarinenses. No Centro-Oeste, calor e tempo firme somente no Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e extremo sul de Goiás. Nas demais áreas, bastante nebulosidade e chuva que ganha intensidade e abrangência na parte da tarde, trazendo risco de temporais. Essa condição e risco se estendem para a Região Norte.

No Sudeste, pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em praticamente toda a Região, com tempo firme somente no oeste paulista. Alerta para temporais no leste paulista, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e na metade leste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, sul e norte do estado. No Nordeste as chuvas perdem intensidade e abrangência, com pancadas de chuva isoladas e de curta duração ocorrendo ainda no sertão. No entanto, a metade sul do Maranhão e do Piauí, ainda recebem volumes elevados.

No sábado (08) a massa de ar frio se encontra sobre o Rio Grande do Sul e mantém o tempo firme e ensolarado em todo o estado. Em Santa Catarina a nebulosidade no leste do estado diminui já pela manhã proporcionando um dia de sol em todo o estado. Já no Paraná, bastante nebulosidade e chuva fraca nas áreas mais ao leste. Frio pela manhã e temperaturas amenas ao longo do dia em praticamente toda a Região, com exceção para o norte paranaense onde as máximas ficam perto dos 30°C.

No Sudeste é onde estão os destaques. Os ventos de sul que transportam um ar mais frio para a Região provocam diminuição das temperaturas e sensação de frio pela manhã e noite, desde o sul paulista, passando pela faixa leste do estado até o sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro e litoral paulista, tempo mais nublado, com breve surgimento do sol e ocorrência de chuva pela manhã. Outro destaque são as chuvas volumosas na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. O tempo nublado e com chuva o dia todo, porém há riscos para temporais a partir da tarde. Os alertas se estendem para o sul da Bahia e estado de Goiás.

No domingo (09) a massa de ar frio se desloca para o oceano, promovendo a mudança na direção dos ventos na Região Sul, que passam a atuar de quadrante norte, acarretando em aumento das temperaturas e retorno do calor. Já no leste paulista, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais as mínimas diminuem e se podem registrar valores abaixo dos 10°C nas áreas mais elevadas.

Em relação às chuvas, o tempo instável se mantém na metade norte do Brasil, porém há uma diminuição da intensidade das chuvas, mas ainda há risco de volumes elevados pela manhã no norte mineiro, no Espírito Santo, norte de Goiás e sul da Bahia.