Fim de semana: Frente fria chega ao SE e chuvas continuam no NE

Fim de semana de chuva em boa parte do Brasil e temperaturas mais amenas. Há alertas de chuva volumosa para o Sudeste e para as regiões Norte e Nordeste.

A frente fria contribui para a ocorrência das chuvas em boa parte do Centro-Sul do Brasil.

Uma frente fria chegou ao Sul do Brasil na última quinta-feira (12), contribuindo para o alívio do calor em todo o RS. Nesta sexta-feira (13), o sistema consegue avançar pelos demais estados da Região Sul, provocando chuva de moderada a forte intensidade e queda das temperaturas. Os maiores volumes são esperados para o leste catarinense e do PR. Enquanto isso no Nordeste, a ZCIT continua a provocar chuva ao longo do dia em toda a faixa norte do país.

Tempo no fim de semana

Neste sábado (14) a frente fria chega à Região Sudeste, contribuindo para o retorno das chuvas e para a diminuição das temperaturas no Centro-Sul. Com a passagem deste sistema todo o litoral paulista e estado do RJ recebem os maiores volumes, trazendo potencial para transtornos. A chuva começa já pela manhã e ganha força na parte da tarde, se espalhando por todo oestado de SP, metade sul de MG

No Centro-Oeste e demais áreas do território mineiro, a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde, com potencial para uma condição mais instável, já pela manhã, somente em GO e oeste de MG. Na Região Sul, da metade norte do RS até o norte paranaense, há bastante nebulosidade e previsão de chuva ao longo do dia no norte gaúcho e, a partir do fim da manhã, nas demais áreas. Tempo firme somente na metade sul do RS.

No Norte e Nordeste, apesar da diminuição dos volumes, as chuva continuam a ocorrer, principalmente na faixa norte do país. Devido ao afastamento da ZCIT mais para norte, o litoral norte do Nordeste tem uma condição mais estável pela manhã. No entanto, devido aos ventos que sopram em direção a costa, a partir da tarde, instabilidades começam a se formar desde o litoral até o interior da Região, provocando pancadas de chuva forte, principalmente entre  Teresina, Juazeiro do Norte e Petrolina.

Previsão do acumulado de chuva da sexta-feira (12) até o domingo (15), segundo o modelo europeu ECMWF.

No domingo (15), a frente fria não consegue avançar muito e se mantém entre o litoral norte de SP e o RJ. Essa condição deixa o tempo nublado e chuvoso, e os volumes previstos são bastante elevados, que podem superar os 100mm. Portanto há alerta para alagamentos, deslizamento de encostas e para diminuição da visibilidade para quem transita na Serra. Na região Centro-Oeste e restante do Sudeste, a previsão é de sol entre muitas nuvens, com pancadas de chuva ocorrendo a partir do início da tarde de forma abrangente e, de moderada a forte intensidade.

Na Região Sul, o tempo fica instável entre o norte gaúcho e o estado do PR, com chuva ocorrendo já pela manhã no noroeste do RS e no oeste dos estados de SC e do PR, que se espalham na parte da tarde para as áreas mais centrais dos últimos dois estados. Já em toda a faixa leste, a previsão é de tempo nublado e chuva ao longo do dia, intercalando com breves períodos de melhoria.

No Nordeste, as chuvas ganham força em todo o litoral norte, que ocorrem com maior intensidade pela manhã e, a partir da tarde, se deslocam para o interior provocando pancadas de chuva forte. No leste da Região, a condição é bastante semelhante, porém os maiores acumulados são esperados entre Porto Seguro e Salvador e entre Recife e Natal.

Tendência para a próxima semana

Na próxima semana com o afastamento do frente fria para o oceano, a tendência é de que o tempo volte a ficar mais estável no Centro-Sul do país, com o retorno do calor para a Região Sul. Já nas áreas mais ao norte as chuvas continuam, principalmente, no litoral norte e leste nordestino.