Fim de semana de tempo seco e redução do frio em boa parte do país

Neste fim de semana o tempo seco predominar e as temperaturas se elevam promovendo dias bastante proveitosos em boa parte do país. Previsão de chuvas somente no extremo norte e leste do Nordeste.

Tempo seco e ensolarado predomina em boa parte do país. Chuvas significativas somente no leste do Nordeste.

A massa de ar seco e frio se encontra no oceano na altura da Região Sudeste, o que favorece e aumenta a atuação dos ventos de leste para o leste do Nordeste, uma vez que esse tipo de sistema possui circulação anti-horária e se trata de uma alta pressão.

Outro sistema que irá influenciar as condições do tempo é uma frente fria, que está atualmente sobre o Uruguai, provocando chuva fraca a moderada intensidade. Trata-se de um sistema fraco, que contribui mais para o aumento da nebulosidade e para a atuação dos ventos de norte, aumento as temperaturas no Centro-Sul do país.

A seguir contamos como esses sistemas irão evoluir no decorrer do fim de semana e as consequências nas condições do tempo.

Previsão do tempo

Até o fim da manhã desta sexta-feira (07) a frente fria que está no Uruguai, passa a atuar sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, provocando chuva fraca somente nas áreas mais ao leste. Essa condição se mantém para o restante do dia. Nas demais áreas do estado e da Região Sul, tempo firme e temperaturas em elevação, promovendo um dia bastante agradável.

No Centro-Oeste e no Sudeste, tempo firme e ensolarado com temperaturas em elevação ao longo do dia e redução da umidade relativa do ar, que pode chegar aos 20% na parte da tarde em todo o Centro-Oeste e no oeste de Minas Gerais. Somente no Espírito Santo que o dia fica nublado e com chuva fraca. No Nordeste, as chuvas se concentram no leste da Região, com chuvas de moderada a forte intensidade na parte da tarde entre Salvador e o sul do Alagoas.

No sábado (08) o tempo fica nublado na metade sul e noroeste do Rio Grande do Sul, com sensação de frio pela manhã e mais amenas no restante do dia. Previsão de chuva fraca na parte da tarde na porção mais central e no leste do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, tempo firme e ensolarado, com aumento da nebulosidade e chuva fraca entre o meio e o fim da tarde no extremo oeste catarinense.

No Centro-Oeste e no Sudeste, mais um dia ensolarado com temperaturas agradáveis na maior parte, com exceção para o Mato Grosso onde as máximas passam dos 30°C. Umidade relativa continua baixa com valores, na parte da tarde, próximos de 20%. Os ventos que sopram do oceano aumentam a nebulosidade na metade leste de Minas Gerais e as chuvas continuam no Espírito Santo e em todo o leste do Nordeste, porém, com menor intensidade.

No domingo (09) a frente fria no Sul já se encontra bastante afastada no oceano e uma massa de ar seco e frio passa a atuar sobre a Região. O tempo firme predomina em boa parte dos estados, com sol entre nuvens na porção mais central do Rio Grande do Sul e na faixa leste que vai do litoral norte gaúcho até o norte de Santa Catarina. No restante do país, o tempo firme predomina no Centro-Oeste, no Sudeste e em boa parte do Nordeste. Previsão de chuva fraca a moderada no Espírito Santo e entre Salvador e Aracaju.