Fim de semana de pancadas no SE e CO e tempo mais firme no S e NE

Para este fim de semana as chuvas mais volumosas se concentram em boa parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Tempo firm predominando em todo o Nordeste e abafamento e baixa chance de chuva para a Região Sul. Confira os detalhes e os mapas de previsão.

alerta, temporais
Temporais ainda atingem o Centro-Oeste e o Sudeste. Tempo firme e ensolarado no Nordeste e sol entre nuvens com possibilidade chuvas no Sul.

Neste fim de semana o destaque será paras as chuvas com potencial de ocorrerem na forma de temporais nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, principalmente durante o sábado (14). Já para o Nordeste, o tempo firme, ensolarado e quente em toda a Região, proporciona uma condição bastante proveitosa. Já para o Sul, bastante nebulosidade no leste e sensação de abafamento nos três estados.

Alertas e destaques para o fim de semana

No sábado (14), um sistema de baixa pressão no oceano na altura dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, contribui para a concentração de umidade no sentido noroeste-sudeste, deixando o tempo nublado desde o oeste do Amazonas até o leste do Sudeste. Previsão de chuvas isoladas pela manhã no norte paulista, no Triângulo Mineiro e região central de Minas Gerais.

Ao longo da tarde, há o desenvolvimento de instabilidades e alerta para chuvas de moderada a forte intensidade, com potencial para temporais no centro-norte e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, metade sul de Goiás, principalmente na região do Distrito Federal, no norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

Para o Nordeste a previsão é de tempo firme para toda a Região, com tempo nublado em toda a faixa leste pela manhã e abertura a partir do final do período. As temperaturas ficam elevadas e a sensação é de calor ao longo do dia. No Sul, o tempo firme também predomina, juntamente com a sensação de abafamento. No entanto, o tempo se mantém nublado ao longo do dia em toda a faixa leste desde o litoral norte do Rio Grande do Sul. Possibilidade de pancadas isoladas a partir do meio da tarde somente no norte do Paraná.

No domingo (15), o afastamento da baixa pressão mais para o oceanos e a formação de um outro sistema de baixa sobre o Paraguai, favorece o enfraquecimento do escoamento de umidade no Brasil Central. Mesmo assim o tempo fica nublado em praticamente todo o Sudeste, com aparecimento do sol parcialmente no estado de São Paulo. Possibilidade de chuva fraca e isolada pela manhã na região metropolitana de Belo Horizonte e no Espírito Santo.

A partir do meio da tarde, as chuvas voltam a ocorrer de Rondônia até o Rio de Janeiro, porém de forma mais isolada. Mesmo assim, há potencial para temporais localizados no norte paulista, no Triângulo Mineiro, sul de Goiás, norte e sul do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso.

Para o Nordeste, sem muitas novidades. O tempo segue nublado pela manhã em toda a faixa leste com abertura a partir do fim do período e tempo firme predominando ao longo do dia em toda a Região..

Já para o Sul, a concentração de nuvens aumenta, com tempo bastante nublado no leste catarinense e do Paraná pela manhã, com surgimento do sol no período da tarde. No restante da Região, possibilidade de pancadas isoladas a partir do início da tarde no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, norte, sul e oeste do Paraná. Sensação de abafamento se mantém para toda os três estados ao longo do dia.