Fim de semana de muito frio e sol em boa parte do Centro-Sul

A partir da madrugada deste sábado as temperaturas diminuem bastante, trazendo sensação de frio para boa parte do Centro-Sul do país. A presença de um ciclone no oceano ainda contribui para que algumas regiões tenham bastante nebulosidade.

Tiago Robles Tiago Robles 24 Maio 2019 - 12:20 UTC
Frio e sol irão predominar no fim de semana em boa parte do Brasil.

Uma massa de ar seco e frio de forte intensidade se encontra sobre o norte da Argentina e o Paraguai, mas já contribui para a sensação de frio no Mato Grosso do Sul e nos estados da Região Sul. Esse sistema avança no decorrer desta sexta-feira (24) e, a partir da noite, o frio se intensifica em boa parte do Centro-Sul. No entanto, a presença de um ciclone no oceano ainda deixa o tempo nublado em parte da Região Sul.

Previsão do tempo para o fim de semana

No sábado (24) mesmo com a presença da massa de ar seco e frio no Centro-Sul, um ciclone no oceano próximo a costa da Região Sul, contribui para uma manhã ventosa no leste de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul. Há previsão de tempo nublado no sul e oeste de catarinense, nordeste gaúcho e oeste do Paraná. A partir da tarde, o tempo começa a abrir e o sol aparece em toda a Região Sul. As temperaturas continuam baixas e a sensação é de frio ao longo do dia.

No Sudeste, frio em boa parte da Região e sol entre nuvens no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, norte e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No decorrer do dia, o ar frio avança mais pela Região, mantendo as temperaturas amenas na parte da tarde e permitindo o surgimento do sol. Somente no norte mineiro e no território capixaba, que a presença de uma frente fria, contribui para um tempo mais fechado e para a ocorrência de chuva fraca mais para o fim do dia.

No Centro-Oeste o tempo firme predomina, com sensação de frio pela manhã e agradável no decorrer do dia. No Nordeste, o ar frio chega somente no sul da Bahia no fim do dia. No restante da Região o tempo firme predomina em boa parte, com exceção para o litoral norte, onde há previsão de chuva a partir do meio da tarde, sendo com moderada a forte intensidade entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.

No domingo (26) o tempo firme predomina em boa parte do país, devido à presença da massa de ar seco e frio. O dia começa com bastante nebulosidade no meio-leste catarinense, no leste do Paraná e de São Paulo, e no Rio de Janeiro. Na parte da tarde o tempo firme predomina em toda a Região Sul, Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. Somente no nordeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, que há maior concentração de nuvens e ocorrência de chuva fraca e isolada. As temperaturas diminuem e a sensação é de frio nas três regiões.

A partir do meio da tarde, a nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul, devido à formação de uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, e o tempo fica nublado em todo o estado. Previsão de chuva fraca somente a partir da madrugada. Para o Nordeste, o domingo (26) não terá grandes mudanças. O tempo segue firme em boa parte da Região, com chuvas ocorrendo somente na faixa norte.

Publicidade