Fim de semana de muito calor e a chegada de nova frente fria no Sul

Nos próximos dias a chance de ocorrência de chuva diminui no Centro-Oeste e no Sudeste, e se mantém somente no oeste da Região Norte. Destaque para a sensação de bastante calor e para a chegada de uma frente fria no domingo.

Temperaturas entram em elevação em boa parte do país e a sensação é de bastante calor ao longo do fim de semana. Frente fria chega ao RS no domingo.

Nesta sexta-feira (11), a presença de um sistema frontal no oceano, na altura do Uruguai, contribui o escoamento de norte no Centro-Sul do Brasil e para o aumento das temperaturas ao longo do dia. Previsão de tempo firme, ensolarado e bastante quente na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo. No Mato Grosso, metade sul de Goiás, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no nas demais regiões do estado de São Paulo, sol entre muitas nuvens e previsão de pancadas isoladas na parte da tarde. As chuvas mais intensas ocorrem no norte do Mato Grosso.

Previsão para o fim de semana

No sábado (12), uma região de cavado sobre o Uruguai contribui para a intensificação dos ventos de norte sobre o Centro-Sul, proporcionando mais um dia de bastante calor para toda a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O sistema se aproxima do Rio Grande do Sul na parte da noite e há previsão de temporais no extremo sul do estado. No Sudeste, mesmo com o aumento da nebulosidade ao longo do dia, não há previsão de chuva. A mesma condição é observada em praticamente todo o Centro-Oeste, no entanto, há chance para ocorrência de pancadas isoladas no norte do Mato Grosso do Sul, metade oeste e sul do Mato Grosso.

No domingo (13), a região de cavado evolui para um sistema frontal que, no início da manhã, provoca chuvas muito intensas no Uruguai no extremo sul do Rio Grande do Sul. Na Campanha Gaúcha e no oeste do estado, bastante nebulosidade pela manhã e risco de temporais. Nas demais regiões do estado, o tempo fica nublado e abafado. A partir da tarde, a frente fria avança lentamente e pancadas isoladas pré-frontais ocorrem na metade norte. À noite, chuvas intensas e temporais se espalham pelo Rio Grande do Sul. Já no Paraná e em Santa Catarina, o tempo fica firme e ensolarado, com temperaturas elevadas e sensação de bastante calor ao longo do dia.

No Centro-Oeste e no Sudeste, previsão de sol entre poucas nuvens, com aumento da nebulosidade na parte da tarde e ocorrência de pancadas isoladas no oeste e metade norte do Mato Grosso do Sul, centro-sul e metade oeste do Mato Grosso. As temperaturas continuam elevadas nessas regiões e a sensação é de bastante calor ao longo do dia.

Alertas para a próxima semana

Na segunda-feira (14), a frente fria recebe reforço de uma região de baixa pressão na Argentina e temporais e chuvas volumosas ocorrem já pela manhã no Rio Grande do Sul. Na parte da tarde, os temporais atingem também os estado de Santa Catarina e o Paraná. No decorrer da semana, o sistema na consegue avançar e as chuvas mais intensas se concentram na Região Sul. No Centro-Oeste e no Sudeste, pancadas poderão ocorrer a partir do meio da semana e, devido às temperaturas elevadas, há risco para temporais.