Fim de semana de muita chuva para parte do Centro-Oeste e Sudeste

Frente fria avança até o Sudeste e contribui para a convergência de umidade para o Centro-Norte do país. Já para o Centro-Sul, uma massa de ar frio proporciona um tempo mais firme e até sensação de frio.

ciclone bomba; ciclone extratropical
Ciclone extratopical se afasta mais para o oceano. Já a sua frente fria associada, contribui para a formação de um canal de umidade.

A formação de um ciclone extratropical de intenso aprofundamento, um Ciclone Bomba, chamou muita a atenção nos últimos dias devido à sua proximidade à costa da Região Sul, proporcionando alarde exagerado em torno do evento e esquecendo o verdadeiro potencial de temporais promovidos pelo deslocamento da frente fria associada à este ciclone.

Nos próximos dias ambos os sistemas continuarão atuantes: o ciclone extratropical mais afastado no oceano e o sistema frontal organizando umidade para parte do Centro-Norte do país.

O tempo no fim de semana

No sábado (06), a frente fria se encontra entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, o que favorece a organização de um canal de umidade desde o Amazonas até a costa leste compreendendo o Rio de Janeiro, Espírito Santo e o sul da Bahia.

Assim, já pela manhã há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no norte carioca, no território capixaba, centro-norte de Minas Gerais, sul da Bahia e entre o norte de Goiás e o sul do Tocantins. No leste paulista e do restante do Rio de Janeiro, por consequência dos ventos de sudeste, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade.

No período da tarde, as chuvas ganham abrangência e intensidade, levando potencial para transtornos desde o leste e norte paulista até o sul da Bahia, estado do Tocantins e o Amazonas, passando pela metade norte do Mato Grosso.

Já para a Região Sul, estado do Mato Grosso do Sul e demais regiões paulista, o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas mais amenas pela manhã e sensação de calor à tarde, porém, muito mais ameno ao que foi registrado nos dias anteriores.

Alerta de tempestade e chuvas intensas para os estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e porção sul da Bahia. Há potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Para o domingo (07), o mesmo padrão de distribuição das chuvas se mantém. No entanto, pela manhã, o potencial para chuvas muito intensas entre o estado de Minas Gerais e de Goiás é maior, bem como para o sul do Tocantins e o nordeste do Mato Grosso. Chuvas moderadas atingem o Espírito Santo e o sul da Bahia. No Rio de Janeiro e leste paulista, o tempo fica mais firme, porém, com bastante nebulosidade.

A condição para chuvas volumosas se mantém, estendendo o alerta para o período da tarde e para todo o estado de Minas Gerais, de Goiás, sul da Bahia e norte do Mato Grosso. No leste e norte de São Paulo, podem ocorrer pancadas isoladas sem potencial para transtornos.

Para o restante do país, o destaque novamente fica para o tempo firme e ensolarado, com temperaturas amenas no período da manhã e calor no restante do dia.