Fim de semana de frio em boa parte do Brasil

Frente fria traz bastante chuva e frio na Região Sul. No entanto, a massa de ar polar consegue avançar para áreas mais ao norte do país.

Massa de ar polar passa a atuar em boa parte do Brasil, levando frio até as áreas mais ao norte do país.

Na madrugada desta sexta-feira (18), uma frente fria já começou a se formar e a provocar chuvas com trovoadas nos estados do Sul, com maior ocorrência entre o norte do RS e o sul de SC. No decorrer do dia esse sistema ganha força contribuindo para temporais desde o MS até o norte e leste do RS, a partir da tarde em SC e PR e, mais para o fim do período no MS.

Previsão para o fim de semana

Na madrugada de sábado (19) a chuva continua de moderada a forte intensidade nas áreas citadas acima, com acréscimo do estado de SP. Ao longo da manhã, a frente fria já avança mais pelo estado paulista e se estendendo até o noroeste do MT, deixando em alerta todo o estado de SP, oeste e sul de MG, sul de GO e estado do MT.

Com esse avanço, a massa de ar polar passa atuar, contribuindo para a diminuição das temperaturas desde o sul do RS até o estado de RO. Na Região Sul, os ventos de sul são mais intensos e ainda há previsão de chuva para o leste do RS, e sul de SC, sendo fatores contribuintes para o aumento da sensação de frio.

Na parte da tarde as chuvas continuam no Sudeste e Centro-Oeste, passando a atuar no RJ, toda metade sul de MG, metade norte de GO, norte do MT e estado de RO. No entanto, a intensidade das chuvas diminui e continua a perder força nas horas seguintes, sendo que mais para o fim do dia haverá poucos pontos de chuva. Somente no litoral gaúcho que o tempo se mantém instável, devido à proximidade do ciclone que está associado à frente. Assim, a noite será de bastante frio, até mesmo para as regiões mais ao norte.

Acumulado de chuva previsto pelo modelo ECMWF do dia 18 até o dia 20, sendo a maior concentração referente ao sexta-feira (18).

No domingo (20) a frente fria avança de forma mais costeira pelo Sudeste, chegando, durante a madrugada, no ES e, no restante do dia, até o Sul da BA, provocando mais frio do que chuva. Com o estabelecimento da massa de ar polar, o tempo fica mais firme, porém ao longo do dia, o céu fica nublado no RS até o PR e, na faixa que vai desde o RJ e ES até RO, passando por MG, GO e metade norte do MT.

As temperaturas diminuem bastante, com mínimas abaixo dos 5°C na serra gaúcha e na catarinense podem atingir valores próximos de 0°C. Mesmo com a previsão de muita nebulosidade e ocorrência de chuva fraca nas áreas mais altas, não há previsão para ocorrência de neve. No Sudeste e no estado do MS, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C.

Tendência para a próxima semana

A semana começa com temperaturas mínimas mais baixas na segunda-feira (21) e tempo firme em toda a metade sul do país, com maior concentração de nuvens nos estados do RS e SC. Essa condição se mantém até a quarta-feira (23), quando uma nova frente fria passa pelo Sul, não provocando muita, mas trazendo bastante frio.

Temperaturas mínimas previstas para a quinta-feira (24) pelo modelo ECMWF.

Assim, na quinta-feira (24), poderá se registrar temperaturas mínimas mais baixas que no início da semana, correspondendo ao dia mais frio do ano até o momento. Em resumo, a próxima semana será de bastante frio, o que representa a primeira onda de frio de 2018.