Fim de semana de frio e diminuição das chuvas

Massa de ar polar dificulta a formação de nuvens e mantém a sensação de frio em boa parte do país. E uma frente fria contribui para formação de nuvens e chuva em parte do Sudeste.

Boa parte do país terá um fim de semana ensolarado e com sensação de frio.

Neste sábado (10) uma frente fria, que provocou temporais no meio da semana na Região Sul, se encontra sobre o estado do Espírito Santo. No entanto, o ciclone associado a esse sistema, ainda influencia nas condições do tempo na Região Sul, juntamente com a presença de uma massa de ar polar em boa parte do país.

Assim, a previsão é de tempo nublado ao longo do dia em boa parte do Rio Grande do Sul, com sol aparecendo com mais facilidade somente no oeste e noroeste do estado. Previsão de chuva fraca para o sul e leste gaúchos. Bastante nebulosidade prevista, também, para o sul e leste de Santa Catarina pela manhã. No decorrer do dia a previsão é de diminuição da concentração de nuvens. Já nas demais regiões de Santa Catarina e em todo o estado do Paraná o tempo fica firme e ensolarado. As temperaturas ficam baixas em toda a Região Sul e há potencial para formação de geada no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e metade sul do Paraná.

No Sudeste o predomínio é de tempo firme e ensolarado em todo o estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais, com temperaturas baixas e sensação de frio ao longo do dia. Já no norte mineiro e no Espírito Santo, a frente fria contribui para a formação de nuvens baixas e mais altas. No estado capixaba a previsão é de tempo nublado e com chuva ao longo do dia alternando com períodos de melhoria. Para o norte de Minas Gerais, bastante nebulosidade e previsão de chuva mais para o fim da tarde. No Centro-Oeste o sol predomina, com maior concentração de nuvens para o norte do Mato Grosso e de Goiás, onde há previsão de chuva fraca a moderada mais para o fim do dia.

Acumulado de chuva previsto para o período de sexta-feira (10) até o domingo (12), segundo o modelo ECMWF.

No domingo (12) massa de ar polar perde um pouco de intensidade, diminuindo um pouco a sensação de frio. No Sul, os ventos passam a atuar de quadrante norte, dando uma sensação mais agradável ao longo do dia. No leste e sul do Rio Grande do Sul o sol aparece entre muitas nuvens, o que contribui para que as máximas não sejam muito elevadas e se mantenham próximas dos 20°C. O mesmo ocorre no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, onde os ventos de sul transportam umidade e frio.

Tempo nublado, com chuva e frio no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, onde a frente fria, apesar de mais afastada no oceano, ainda contribui para uma condição mais instável nessas áreas. No norte mineiro e dos estados de Goiás e do Mato Grosso, a formação de nuvens mais altas favorece o aparecimento do sol e não há previsão de chuva. As temperaturas nas primeiras horas do dia e no período da noite se mantêm baixas para todo o Centro-Oeste e interior da Região Sudeste.