Fim de semana de chuvas volumosas no Centro-Norte

Neste fim de semana as chuvas volumosas continuam ocorrer nas regiões Norte e Nordeste. No restante do país o tempo firme predomina, com ocorrência de chuva pontual no Sul.

Chuvas volumosas no litoral do Nordeste. Já no Sul, Sudeste e Centro-Oeste o tempo firme predomina na maior parte das regiões.

No último fim de semana de Março, o tempo firme irá predominar em boa parte do país, devido à presença de uma massa de ar seco no Centro-Sul do país. Já nas áreas mais ao norte do Brasil, a Zona de Convergência intertropical (ZCIT) continua atuando no litoral norte. O calor também será destaque para os próximos dias.

Previsão do tempo

Neste sábado (30) as temperaturas aumentam no Sul e a sensação é de calor na parte da tarde. No mesmo período há previsão de pancadas isoladas na metade sul do Rio Grande do Sul. No Sudeste as condições são bastante semelhantes, com tempo firme predominando em praticamente toda a Região. Previsão de sol entre nuvens e chuva na parte da tarde, somente no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, devido aos ventos que sopram do oceano em direção ao continente. No Centro-Oeste, previsão de chuva somente para a metade norte do Mato Grosso, onde o tempo fica instável nas primeiras horas da manhã e na parte da tarde.

Já no Norte e no Nordeste são onde ocorrem as chuvas mais volumosas. A ZCIT ainda atua em todo o litoral norte provocando ao longo do dia. Maiores acumulados são esperados para a faixa entre São Luís e Belém. No litoral leste do Nordeste, os ventos que sopram do oceano em direção a costa provocam chuva ao longo do dia que alternam com períodos de melhoria. Na parte da tarde, passa a chover também com moderada a forte intensidade no interior de praticamente todos os estados nordestinos, com exceção da Bahia.

No domingo (31) o tempo muda na Região Sul. Uma área de baixa pressão na Argentina contribui para o aumento da nebulosidade no centro-leste do Rio Grande do Sul e para chuva fraca já pela manhã no oeste do estado. Na parte da tarde passa a chover de forma isolada em todo o território gaúcho e, mais para o fim do dia, as chuvas atingem o estado de Santa Catarina e o centro-sul do Paraná.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo firme continua a predominar em praticamente todas as localidades, com previsão de chuva isolada no início da manhã e a partir do meio da tarde na metade norte do Mato Grosso. No centro-sul de Minas Gerais, há previsão de chuva bastante isolada e de curta duração entre o fim da tarde e a noite.

Já no Norte e no Nordeste, sem grandes mudanças. As chuvas continuam a ocorre ao longo do dia no litoral norte do país, com chuvas mais intensas no norte do Pará e do Maranhão. As chuvas aumentam de intensidade no litoral leste nordestino, com chuva forte ocorrendo já pela manhã desde Aracaju até Recife. No restante do litoral, as chuvas ocorrem de fraca a moderada intensidade. Na parte da tarde, as chuvas se concentram no interior do Nordeste, com exceção para o estado da Bahia, onde o tempo seco se mantém.