Fim de semana de chuvas intensas no S e de mudança no CO e no SE

Tempo instável se mantém sobre a Região Sul provocando chuvas volumosas e temporais. A partir de domingo o sistema consegue avançar para o Sudeste e Centro-Oeste alívio do calorão em parte dessas regiões.

Temporais e chuvas volumosas são previstas para as regiões Sul e Centro-Oeste. Mudanças a partir de domingo para parte do Sudeste.

Nesta sexta-feira (04), as chuvas não dão trégua para o Rio Grande do Sul e ocorrem ao longo do dia na metade norte e leste do estado. Na parte da tarde, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, com exceção para o extremo norte onde há risco para temporais e chuvas volumosas na parte da noite. A mesma condição é prevista para o oeste catarinense. No Paraná, sensação de abafamento em todo o estado e pancadas isoladas somente na parte da tarde no sudoeste do estado.

No restante do país previsão de chuva somente no leste da Bahia e na forma de pancadas isoladas na parte da tarde no Tocantins, sul do Pará, no Amazonas, sul e leste dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Destaque para o calor e sensação de abafamento ao longo do dia em todo o Brasil Central e Região Sudeste.

Previsão para o fim de semana

No sábado (05), a frente fria mantém o tempo instável na Região Sul e o dia começa com chuvas volumosas e risco para temporais na metade norte do Rio Grande do Sul e oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. A partir do fim da manhã, as chuvas se espalham por todo o território catarinense, sul e leste paranaense com risco para temporais. As chuvas continuam volumosas durante a noite, atingido agora o norte do Paraná. No Rio Grande do Sul, chove com fraca intensidade.

No Centro-Oeste, bastante nebulosidade no extremo oeste e sul do Mato Grosso do Sul e na metade oeste do Mato Grosso com chuvas pela manhã, que ocorrem com maior intensidade no norte mato-grossense. Ao longo do dia, o tempo firme e quente predomina, mas a partir do meio da tarde, pancadas voltam a ocorrer com força nessas áreas. Já no Sudeste, tempo firme e ensolarado, com exceção para o Espírito Santo, onde o dia fica nublado e com ocorrência de chuva fraca no norte do estado.

No domingo (06), o sistema frontal já se encontra um pouco mais deslocado para norte, o que mantém a nebulosidade em toda a Região Sul e promove um dia chuvoso em todo o estado de Santa Catarina, Paraná, norte e nordeste do Rio Grande do Sul. As chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, sendo mais intensas no fim do dia no leste e norte catarinenses e no leste do Paraná.

No Centro-Oeste, chuvas já pela manhã na metade oeste e sul do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde no extremo oeste chove com forte intensidade. Ao longo do dia as chuvas perdem força, mas a partir da metade da tarde, pancadas isoladas trazem risco de temporais e de volumes elevados para todo o estado do Mato Grosso, centro-norte do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

No Sudeste, o forte calor continua em praticamente toda a Região. No estado de São Paulo, a frente fria deixa o tempo nublado na porção leste, sul e oeste pela manhã. A partir do meio da tarde, o sistema consegue avançar e há previsão de pancadas isoladas em todo o território paulista, que trazem potencial para temporais e queda de granizo. A partir do fim da tarde, as chuvas começam no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro e se estendem durante a noite.