Fim de semana de chuvas intensas em boa parte do Brasil

Neste fim de semana há previsão de chuva em todas as regiões do país, com risco para temporais e chuvas volumosas no Sul, Centro-Oeste e para o Sudeste.

Temporais e chuvas volumosas serão o destaque deste fim de semana. Atenção às regiões de alertas.

Nesta sexta-feira (15) uma área de baixa pressão que se formou durante a noite sobre a Região Sul, provoca chuva em todo o Centro-Sul do Brasil. No decorrer do dia o tempo instável se mantém e as chuvas aumentam de intensidade, trazendo risco para chuva volumosa e alagamentos a partir do fim da tarde no Rio de Janeiro e no leste dos estados do Paraná e de São Paulo. No Centro-Oeste as chuvas mais intensas ocorrem no Mato Grosso e em Goiás. No Nordeste as chuvas ocorrem em boa parte do interior da Região.

O fim de semana

No sábado (16) o sistema de baixa pressão se encontra sobre o estado de São Paulo e já no início da manhã há previsão de chuva forte no leste e norte do estado, e no Rio de Janeiro, com potencial para transtornos. A chuva se mantém até o fim do dia alternando de intensidade, com chuva fraca no período da noite. Em Minas Gerais, chove de moderada a forte intensidade pela manhã no oeste e, a partir da em todo o estado.

Chove também pela manhã em boa parte do Centro-Oeste, com tempo firme somente no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. Alerta de chuvas intensas no sul de Goiás. Na parte da tarde as instabilidades ganham força e há risco de temporais e chuvas volumosas para todo o Mato Grosso, Goiás, norte e leste do Mato Grosso do Sul.

A Região Sul também não escapa das chuvas intensas. Pela manhã chove forte no leste do Paraná e no nordeste de Santa Catarina. Na parte da tarde, passa a chover em todas as regiões paranaenses e catarinenses, no norte, centro e leste do Rio Grande do Sul. Risco de chuva volumosa em toda a faixa leste que vai do norte gaúcho até o Paraná. Essa condição se mantém ao longo de toda a noite, devido aos ventos que sopram do oceano em direção a costa.

No domingo (17) a circulação dos ventos se mantém intensa no leste do Paraná e de Santa Catarina, com risco de chuva volumosa já no início da manhã. Na parte da tarde, a atmosfera fica mais instável e a chuva forte continua nessas regiões. Previsão de pancadas para as demais áreas de Santa Catarina e do Paraná. No norte do Rio Grande do Sul também há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade.

No Centro-Oeste e no Sudeste, chove pela manhã de forma intensa na metade sul de Minas Gerais, norte de São Paulo, Goiás, norte e leste do Mato Grosso. Nas demais áreas, bastante nebulosidade e chuva fraca, com exceção para o Mato Grosso do Sul, onde o tempo firme predomina. Na parte da tarde, chove em toda a Região Sudeste e em todas as regiões do Mato Grosso e de Goiás. No Mato Grosso do Sul, previsão de chuva somente no extremo nordeste e no sul do estado. Alerta de chuva forte durante a noite para o estado Espírito Santo.