Fim de Semana de calor e risco de temporais no Centro-Sul

Neste fim de semana uma nova frente fria passa a atuar no Sul do Brasil, trazendo risco para ventos e chuvas intensas. Já para as demais Regiões, as temperaturas aumentam e há risco para temporais localizados.

Calor, sensação de abafamento e temporais serão o destaque desse fim de semana no Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O fim de semana será marcado pelo aumento das temperaturas e pelos temporais em boa parte do Brasil. A aproximação de uma frente fria contribui para a atuação de ventos de norte, que transportam o ar mais quente do interior do país para o Centro-Sul. Como a atmosfera está com umidade, são esperadas pancadas isoladas no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul. A frente fria está prevista para chegar durante a madrugada de domingo (05). A seguir contamos os detalhes.

Previsão do tempo

Neste sábado (04) uma frente fria mais afastada no oceano contribui para manter a atmosfera instável no Centro-Sul do país. As temperaturas ficam elevadas ao longo do dia e a sensação é de abafamento no Centro-Oeste, Sudeste e no Sul. Bastante nebulosidade pela manhã na Região Sul e previsão de chuva fraca já pela manhã no centro-oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no norte do Paraná, com redução no decorrer do período. No meio da tarde volta a chover na forma de pancadas isoladas na metade norte do estado gaúcho e em todas as regiões catarinenses e do Paraná.

No Centro-Oeste e no Sudeste, sol entre nuvens, calor e chuvas isoladas ocorrendo no início da manhã em Goiás, metade norte do Mato Grosso do Sul, leste, norte e sul do Mato Grosso e no oeste de São Paulo. A partir da tarde, a previsão é de pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade em todo o Centro-Oeste, Minas Gerais e norte de São Paulo. Maior risco para temporais está para a metade leste do Mato Grosso, estado de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul.

Durante a madrugada de domingo (05) a frente fria começa a se formar sobre o Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul. No início da manhã há previsão de chuva forte em toda a metade sul do estado gaúcho e de pancadas isoladas nas áreas próximas da Serra. Até o fim da manhã as chuvas diminuem e ocorrem de forma isolada nas áreas mais ao norte.

Na parte da tarde, sensação de abafamento em todo o Sul e retorno da chuva de moderada a forte intensidade em todo o Rio Grande do Sul, sul, centro e oeste de Santa Catarina. Risco de temporais para o sul e região da Campanha do estado gaúcho. As chuvas continuam com forte intensidade durante a noite e madrugada da segunda-feira (05) em todo o Rio Grande do Sul.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo fica mais firme e a nebulosidade diminui. As temperaturas continuam elevadas e a sensação é de calor ao longo do dia. O tempo fica mais fechado somente no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais, devido aos ventos que transportam umidade do oceano para a costa. Previsão de chuva fraca alternando com períodos de melhoria no estado capixaba.

Nas demais áreas, chove somente a partir do meio da tarde da forma de pancadas isoladas em todo o Mato Grosso, norte e leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, metade sul de Minas Gerais, norte e leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.