Fim de semana de calor e risco de tempestades em SP, MG, RJ e no PR

Neste fim de semana uma condição típica de primavera de calor e pancadas no período da tarde continua em parte do Sudeste e da Região Sul. Confira aqui os detalhes da previsão e os alertas de tempestades.

Alerta, tempestade, primavera
Fim de semana típico de primavera, com temperaturas elevadas e ocorrência de pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades.

Com a formação de um ciclone extratropical e o avanço de sua frente fria associada, chuvas volumosas e tempestades atingiram a Região Sul nos últimos dias, principalmente durante o feriado de 7 de setembro.

Devido à atuação do sistema frontal entre o Paraná e o estado de São Paulo, pancadas e tempestades isoladas também foram registradas, mas além disso, a formação de um corredor de umidade proporcionou o retorno das chuvas também no Brasil Central depois de meses sem precipitação. Destaque na porção oeste da Região Norte, onde o aumento da atividade convectiva também tem sido expressiva.

satélite
Formação do primeiro corredor de umidade da primavera, com chuvas desde o oeste da Região Norte até o estado do Rio de Janeiro.

Para o fim de semana, um padrão semelhante está previsto e o destaque fica para os estados do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Fim de semana de calor e com alertas de tempestades

No sábado (11), a frente fria atua de forma costeira entre o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro, e uma região de cavado se forma entre o Paraná e o território paulista. Assim, pela manhã, o tempo fica nublado e com chuva fraca no norte paranaense, oeste, centro-sul e leste de São Paulo, com sol entre nuvens nas demais regiões paulistas até o sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, na primeira parte do dia o tempo fica nublado e com ocorrência de chuva fraca e isolada na região serrana.

A partir do início da tarde, as instabilidades começam a ganhar intensidade e chuvas de moderada intensidade já ocorrem no norte do Paraná e no sul de São Paulo, com chuvas fraca se espalhando pelo litoral paulista e sul e oeste do Rio de Janeiro.

raios
A previsão de atividade elétrica realça as regiões com possibilidade de tempestades do modelo ECMWF.

A partir do meio da tarde, passa a haver risco de tempestades na porção central, leste e norte de São Paulo, na região de Uberaba e no sul de Minas Gerais, e no estado do Rio de Janeiro. No norte do Paraná e no sul de São Paulo, chove com menor intensidade.

No domingo (12), o sistema frontal consegue avançar mais para norte e também se encontra mais afastado no oceano entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. No entanto, o sistema exerce mais influência pela manhã, com tempo nublado e chuva fraca e isolada nesses estados. No Paraná, São Paulo e Minas Gerais, a previsão para a primeira parte do dia é de tempo firme e ensolarado em praticamente todas as regiões, com sol entre muitas nuvens nas áreas mais ao leste.

A partir da tarde, mesmo com o afastamento da frente fria, ainda há possibilidade para pancadas isoladas entre o meio e o fim do período no leste paulista, no sul mineiro, oeste e sul fluminense.

Em relação às temperaturas, devido ao escoamento de norte o calor ao longo do dia ainda é presente, principalmente no interior e durante o domingo (12), quando as máximas podem chegar aos 37°C no oeste e norte de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. Na capital paulista, máximas de 28°C, no Rio de Janeiro de 27°C e em Belo Horizonte de 32°C.