Fim de semana de calor e pouca chuva pelo Brasil

Novamente o tempo firme e quente predomina em boa parte do Brasil. O bloqueio atmosférico continua atuando e as chuvas se mantêm concentradas no Sul e nas áreas mais norte do país.

Mais um fim de semana quente com baixa possibilidade de chuva em boa parte do Brasil.

Neste fim de semana o bloqueio atmosférico continua a dificultar o avanço de sistemas frontais para as áreas centrais do país, deixando o tempo firme e quente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e em boa parte do Nordeste. A frente fria que vinha atuando no Sul do Brasil, já não influencia nas condições do tempo na Região e as chuvas ocorrem de forma mais isolada e as temperaturas entram em elevação. A seguir falamos com mais detalhes a previsão para sábado (12) e o domingo (13).

O tempo no fim de semana

O sábado (12) começa com bastante nebulosidade sobre a metade sul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina e do Paraná, com ocorrência de chuva isolada no sul e oeste gaúchos. Na parte da tarde as temperaturas se elevam e provocam sensação de abafamento em todo o Sul. As chuvas a partir da metade do período, pancadas de chuva podem trazer alívio, mas como ocorrem de forma isolada, em algumas áreas registrarão chuvas de curta duração que só contribuirão para o aumento da sensação de abafamento.

No Centro-Oeste e no Sudeste o tempo firme predomina, com sol aparecendo entre pouca nuvens. As temperaturas ficam elevadas e a sensação é de calor ao longo do dia. Mais para o meio da tarde, instabilidades passam a se formar e provocam pancadas de chuva isoladas que podem ocorrer com forte intensidade. No norte e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e em boa parte do Nordeste, com exceção da faixa norte da Região, não há potencial para ocorrência de chuva.

No domingo (13) uma área de baixa pressão atmosférica se forma entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul, provocando temporais já pela manhã no noroeste e na metade sul do estado. No restante da Região, nebulosidade mais densa somente no leste do Paraná e de Santa Catarina, devido a atuação dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente. Na parte da tarde o sistema passa a se deslocar mais para o oceano, aumentando a nebulosidade em todo o estado gaúcho, porém, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, se espalhando até o leste e sul catarinense.

No restante do país o domingo (13) fica mais seco e as chuvas na parte da tarde perdem força e abrangência. O dia fica ensolarado em toda a Região Centro-Oeste, em todo o Sudeste, interior do Nordeste, Tocantins e sul do Pará, com pouca formação de nuvens e sensação de calor. Mais para o fim da tarde há previsão de pancadas isoladas, porém, somente no leste e norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas o tempo continua firme e, mesmo com a diminuição das temperaturas, a noite será de calor, principalmente no Espírito Santo, sul mineiro, Rio de Janeiro e leste paulista, devido aos ventos de quadrante norte.