Fim de semana da mudança para o Centro-Norte do país

Neste fim de semana umidade aumenta em boa parte do país, juntamente com a possibilidade de chuva. Chuvas volumosas e, principalmente, temporais são esperados para os próximos dias no Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste.

Padrão começa a mudar no Brasil, com chuvas concentradas mais concentradas no Centro-Norte do país a partir do domingo. Mas até quando?

Uma frente fria que passou a atuar sobre o Sul e de forma costeira sobre o Sudeste na sexta-feira (18), se encontra no oceano na altura dos estados do Paraná e de São Paulo, conseguindo avançar ao longo do domingo até o sul da Bahia. Esse avanço possibilita a incursão de uma massa de ar frio sobre o sul da América do Sul, mas mesmo assim, o ar mais frio consegue chegar ao Sul do Brasil. A seguir, vamos aos detalhes para o fim de semana.

Previsão para o fim de semana

No sábado (19), o tempo fica nublado pela manhã no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com ocorrência de chuva de fraca a moderada intensidade no centro-leste e sul catarinenses e paranaenses. No Rio de Janeiro, sul e leste paulista, o sol aparece entre muitas nuvens, com ocorrência de chuvas bastante fraca. Já no Centro-oeste, o dia começa nublado e com chuvas de moderada intensidade na metade oeste no Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Na parte da tarde, as chuvas continuam no centro-leste e sul do Paraná e de Santa Catarina, se estendendo para o extremo norte do Rio Grande do Sul na forma de pancadas. No Sudeste passa a chover com maior intensidade no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. A partir do fim da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, atingem todo o Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso, metade sul de Goiás, o Triângulo Mineiro, todo o estado de São Paulo e o norte do Paraná. As temperaturas ficam mais amenas e há sensação de frio para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, centro-sul, leste e sudoeste do Paraná.

No domingo (20), a frente fria se encontra no sul da Bahia, mas o tempo fica instável em todo o Centro-Sul devido à atuação de uma região de cavado. Assim, o dia fica nublado em toda a Região Sul e há alerta de pancadas isoladas a partir do meio da tarde, que podem ocorrer na forma de temporais no oeste e centro-norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, sul, centro-oeste e noroeste do Paraná.

No Sudeste, bastante nebulosidade e chuva fraca pela manhã somente no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. A partir do meio da tarde, instabilidades começam a se formar e há risco de pancadas de forte intensidade em todo o território mineiro, norte e oeste de São Paulo. No Centro-Oeste, a nebulosidade aumenta bastante ao longo do dia, mas as chuvas ainda não ocorrem em toda a Região. Alerta para temporais para o Mato Grosso do Sul, metade leste e sul do Mato Grosso do Sul. No sul de Goiás, as chuvas ocorrem de forma muito isolada e com curta duração.

Próxima semana com chuvas concentradas no Centro-Norte

Na próxima semana as chuvas mais volumosas ocorrem no Centro-Norte do país, atingindo as áreas mais ao leste da Região Norte e o interior do Nordeste. O norte de Minas Gerais, sul da Bahia e o Espírito Santo, também serão beneficiados com bons volumes de chuva. Outra condição que chama a atenção são as temperaturas mais baixas no Centro-Sul, devido ao avança de uma massa de ar mais frio.

No entanto, isso não representa uma mudança de padrão de fato, como o início da estação chuvosa. O mês de Novembro ainda se mostra com irregularidade e o estabelecimento das chuvas deve ocorrer a partir da segunda quinzena do mês. Um dos fatores “culpados” para o atraso das chuvas é o Dipolo do Índico.