Fim de semana com pancadas e chance de temporais em parte do CO e SE

Com o avanço do sistema frontal mais para norte e da atuação de uma área de baixa pressão no oceano, há previsão de pancadas isoladas com potencial de temporais em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Já para alguma áreas do Sul e do Sudeste o destaque fica para à sensação agradável.

pancadas isoladas, temporais
Chuvas continuam a ocorrer no Centro-Oeste no Sudeste, porém de forma isolada. No entanto, há potencial para ocorrência de temporais.

Nos últimos dias uma região de cavado do Paraguai juntamente com um sistema de baixa pressão no oceano, altura do Sudeste, contribuíram para chuvas no Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, sul de Goiás e na metade sul de Minas Gerais, com ocorrência de forte temporais no oeste paranaense.

Outro destaque foi a atuação de uma massa de ar mais frio ao sul do Rio Grande do Sul, que favoreceu a diminuição das temperaturas e até mesmo para sensação de frio no leste da Região Sul.

Para o fim de semana, a possibilidade para pancadas de chuvas ainda se mantém e a massa de ar frio consegue influenciar até o Nordeste.

Destaques para o fim de semana

No sábado (17), a massa de ar frio atua no oceano na altura da Região Sul. Por ser de grande extensão consegue levar o seus ventos até o leste da Bahia, contribuindo para o tempo nublado e de temperaturas amenas ao longo do dia desde o norte de Santa Catarina até o leste baiano. Previsão de chuva fraca somente para o leste de Minas Gerais, estado do Espírito Santo e sul da Bahia. Para a Região Sul, leste paulista e o Rio de Janeiro, a sensação é de frio pela manhã.

No período da tarde, o destaque fica para as pancadas isoladas no norte e oeste do Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso, no centro-sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, oeste de Minas Gerais e no norte paulista, que podem ocorrer na forma de temporais. No oeste gaúcho, um região de cavado, também proporciona condições para chuvas um pouco mais abrangentes que levam potencial para ocorrência de tempestades.

No domingo (18), as instabilidades continuam a provocar chuvas isoladas no oeste gaúcho e se espalham para à região da Campanha até meados da manhã, quando perdem força e o tempo firme passa a predominar em todo o território do Rio Grande do Sul.

No restante do país, durante boa parte do dia, a previsão é de tempo firme. A partir do meio da tarde, uma região de cavado contribui para a formação de instabilidades e para a ocorrência de pancadas de chuva, que podem ocorrer na forma de temporais no norte e oeste do Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso, em Goiás, Triângulo Mineiro, oeste de Minas Gerais e no norte paulista.

Mesmo com o afastamento da massa de ar frio, a sua influência ainda existe através do transporte de um ar mais frio e úmido para boa parte do leste do país, desde o leste catarinense até o leste da Bahia, resultando em um dia nublado e com temperaturas amenas.