Fim de semana com mais uma frente fria, ar polar e alertas de temporais

Sem trégua! Apesar do afastamento do ciclone extratropical e de sua frente fria associada, um novo sistema frontal traz potencial de chuvas intensas e temporais no domingo! Para o sábado o destaque fica para a atuação de uma massa de ar polar.

previsão do tempo
Fim de semana com massa de ar polar, nova frente fria e mais alertas de chuvas forte e temporais pelo país. Confira aqui os detalhes da previsão.

O processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria marcou a última quinta-feira (06) com chuvas volumosas e temporais por boa parte do país. No entanto, há previsão de uma pequena trégua neste sábado (08), devido à atuação de uma massa de ar polar.

Já no domingo (09), um novo sistema frontal avança pelo centro-sul e contribui para a organização de umidade desde a Região Norte até o leste do Sudeste, com potencial para novos eventos de chuvas fortes e temporais.

Avanço de frente fria e alerta de temporais

Na madrugada de domingo (09), um segundo sistema frontal avança pelo Rio Grande do Sul contribuindo para chuvas pontuais na metade norte do estado e no oeste de Santa Catarina até o período da manhã.

A frente fria avança pelo oceano, mas regiões de cavado conseguem se formar e acoplar com o sistema frontal contribuindo para a formação de instabilidades nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Na Região Sul, no período da tarde as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul, leste e oeste do Paraná. No decorrer da noite há potencial de chuvas intensas e volumosas nessas mesmas áreas, mas com maior probabilidade para o território catarinense.

No Centro-Oeste e Sudeste, há alertas já pela manhã de chuvas intensas e temporais no Mato Grosso e centro-norte do Mato Grosso do Sul. No oeste e norte de São Paulo e centro-sul de Minas Gerais, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e de forma isolada.

Ao longo da tarde, instabilidades se espalham pelo país e deixam alertas de pancadas de chuva forte e temporais no norte e leste do Mato Grosso do Sul, em todo o Mato Grosso, em Rondônia, no centro-sul de Goiás, no oeste norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. Mais para o período da noite, o estado do Rio de Janeiro pode ser atingido pelos temporais.

Massa de ar polar atua na Região Sul

Com o avanço da frente fria para norte e nordeste, uma massa de ar polar passa a atuar na Região Sul, proporcionando frio mais intenso em relação ao sistema anterior. O ar frio consegue penetrar por boa parte da região, mas com mais intensidade no estado do Rio Grande do Sul.

O sistema além de contribuir para o frio mais intenso, favorece o tempo firme em todo o Rio Grande do Sul e extremo oeste de Santa Catarina, o que não ocorre com restante da Região Sul, como alertado no item anterior.