Fim de semana com intensa queda das temperaturas em boa parte do país

Massa de ar polar intensa derruba as temperaturas ao longo do fim de semana em boa parte do país, com potencial para novos episódios de geada. Chuvas ainda ocorrem no Rio Grande do Sul.

Onda de frio
Com o deslocamento da frente fria e do ciclone extratropical uma massa de ar polar consegue avançar pelo Brasil.

A formação de uma sistema de baixa pressão ao longo da última quinta-feira (21), resultou no desenvolvimento de instabilidades sobre o Rio Grande do Sul e em elevados volumes na metade sul do estado, com valores superiores a 120 mm na região Oeste.

Ao longo desta sexta-feira (13), a baixa pressão se desloca para o oceano e uma frente fria se forma ao norte do sistema, passando a se tratar de um ciclone extratropical. Previsão de chuvas intensas pela manhã no norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, sul, oeste e noroeste do Paraná. No restante do estado gaúcho chove de fraca a moderada intensidade.

Com o deslocamento da frente fria para norte, as chuvas volumosas se espalham por todo o estado de Santa Catarina e do Paraná a partir do início da tarde. Os temporais atingem a região metropolitana de Curitiba entre a metade e o fim do período. No Rio Grande do Sul, devido a formação de uma cavado, volta a chover no oeste do estado.

Alerta de tempo severo também para o estado do Mato Grosso do Sul a partir do meio do início da tarde e para o oeste de São Paulo por volta do fim do dia. No decorrer da noite, as instabilidades perdem intensidade, porém trovoadas e chuvas intensas ainda podem ocorrer no centro-norte paulista.

Destaques e alertas para o fim de semana

Devido ao deslocamento do ciclone extratropical em direção ao oceano e da frente fria para nordeste, uma massa de ar polar, que já vem atuando na Argentina, passa a ter o seu ar gélido transportado para a Região Sul, parte do Centro-Oeste e do Sudeste e estado de Rondônia. Assim, à manhã de sábado (23) fica nublada e fria em todo o Centro-Sul até o norte do Mato Grosso e o território rondoniense. Ocorrência de chuva de fraca a moderada intensidade no centro-sul gaúcho e sul de Santa Catarina e, mais intensa, no sul de Minas Gerais, leste e norte paulista.

Na parte da tarde, o tempo fica mais firme somente no Mato Grosso do Sul. Devido à uma extensão da baixa pressão, chove com força no leste do Rio Grande do Sul, com redução a partir do fim do dia. O frio ainda é destaque e aumenta de intensidade em todo o Centro-Sul e chega até o estado Amazonas e sudoeste do Pará.

No domingo (24), a massa de ar polar já consegue avançar mais pelo Brasil e o tempo firme, com sol entre poucas nuvens, predomina no Centro-Oeste, Sul e parte do Sudeste. Tempo mais fechado e sem chuva no norte gaúcho, meio-oeste catarinense e no centro-sul do Paraná.

Devido à presença de frente fria, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, norte de São Paulo e no Espírito Santo, o dia fica nublado e com chuva fraca ocorrendo ao longo do dia e alternando com períodos de melhoria. Destaque para à sensação de bastante frio, que aumenta a partir do meio da tarde em decorrência do avanço da massa de ar polar.