Fim de semana com chuvas volumosas concentradas no Centro-Norte

A partir desta sexta-feira as chuvas voltam a se concentrar no Centro-Norte do país levando potencial para transtornos. Já no Centro-Sul, uma massa de ar seco passa a atuar.

Chuva, alagamentos e temporais
A partir desta sexta-feira as chuvas voltam a se concentrar no Centro-Norte do país levando potencial para transtornos.

Nesta sexta-feira (20), a frente fria, que se formou sobre o Sul do Brasil, passa a atuar na altura dos estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim, o dia começa com bastante nebulosidade sobre o território paulista, com possibilidade de chuva fraca e isolada no centro-oeste e norte do estado. Essa condição se estende para o norte do Paraná. Já na metade sul e oeste do Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade pela manhã que trazem potencial para transtornos como alagamentos.

A partir do meio da tarde, instabilidades se desenvolvem e se espalham pelo Brasil Central e há risco de temporais no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no estado de Goiás, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Os maiores acumulados são esperados para o litoral norte paulista e o sul carioca.

Mais ao norte do país, as chuvas se tornam mais isoladas, no entanto no norte do estado do Pará, no Tocantins e no Maranhão, há previsão de chuvas intensas ao longo do dia, com redução a partir do meio da tarde. Na região metropolitana de Salvador, o dia fica chuvoso e com potencial para transtornos devido aos acumulados elevados.

O fim de semana

No sábado (21), a frente fria se encontra um pouco mais deslocada para o norte, mas ainda contribui para o tempo instável em boa parte da Região Sudeste. Alerta para chuvas volumosas entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e no sul de Minas Gerais já pela manhã. No restante do Sudeste e no Centro-Oeste, bastante nebulosidade e chuvas concentradas no norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

No período da tarde, as chuvas intensas e o potencial para transtornos se mantêm para o estado Espírito Santo e se estende para o leste de Minas Gerais. Em boa parte do Brasil Central pancadas isoladas podem ocorrer na forma de temporais, com exceção para a metade sul do Mato Grosso do Sul, onde o tempo firme predomina. No Sul, massa de ar mais frio contribui para manhã e noites mais amenas, no entanto ao longo do dia há previsão de calor, principalmente no oeste da Região.

No domingo (22), sem grandes mudanças. A frente fria se mantém na altura do Espírito Santo, mas a formação de uma baixa pressão contribui para o tempo instável no centro-leste e sul da Bahia. Assim o dia fica chuvoso e com potencial para transtornos como alagamentos e inundações. No restante do país, alerta para temporais no norte de Minas Gerais, em Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, sul e leste do Mato Grosso. Já no Sul, o tempo firme predomina, com temperaturas amenas pela manhã e a partir do fim do dia.