Fim de semana com chuvas que podem superar os 100 mm no Nordeste

As chuvas vêm aumentando nas regiões litorâneas do Nordeste e no próximo fim de semana os volumes podem superar os 100 mm em algumas localidades. Confira os detalhes da previsão do tempo.

chuvas volumosas
Chuvas volumosas deixam em alerta parte da Região Nordeste neste fim de semana.

A sazonalidade do Nordeste é muito bem definida. No início do período seco, as chuvas diminuem muito no interior da Região e passam a ocorrer mais na faixa leste, em virtude da aproximação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) do Brasil, o que acaba por favorecer a circulação de umidade.

Já na porção norte, as chuvas também ocorrem por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que começa a se afastar nos próximos meses. No entanto, as águas mais aquecidas do Atlântico podem atrasar esse deslocamento e permitir mais tempo de atuação da ZCIT.

Isso é o que se tem observado de fato nas últimas semanas. No entanto, com o avanço de uma frente fria no oceano, uma região de cavado se forma sobre o leste nordestino e favorece a ocorrência de chuvas ao longo do fim de semana. A seguir mostramos os mapas de previsão e as áreas com maior potencial de volumes elevados.

Volumes de chuva pode passar dos 100 mm no fim de semana

As chuvas de fraca a moderada intensidade já ocorrem entre Sergipe e Alagoas, onde, nas últimas 24 horas, já há registros de até 90 mm em Aracaju e de 50 mm na região de Maceió, segundo os pluviômetros do INMET e do Cemaden.

No sábado (20), as instabilidades continuam atuando ao longo do dia, com potencial de chuvas intensas já pela manhã entre o Sergipe e o Alagoas. A partir da tarde, as chuvas mais intensas se deslocam mais para norte, mantendo o alerta sobre o leste alagoano e passando a ocorrer em Pernambuco. Os maiores volumes e potencial para transtornos estão para a região de Maceió até o pernambucano.

Fim de semana com alerta de chuvas volumosas no leste do Nordeste, onde os acumulados podem chegar aos 130 mm entre o estado do Alagoas e Pernambuco.

Nas demais áreas do leste do Nordeste, o tempo mais firme predomina com maior concentração de nuvens no norte da Bahia.

Na porção norte do da região, o tempo fica mais firme pela manhã, com aumento da nebulosidade a partir do fim do período, com ocorrência de pancadas isoladas de até forte intensidade no norte do Maranhão e do Piauí. Do Ceará até o Rio Grande do Norte o tempo firme predomina.

chuvas volumosas no leste do Nordeste
Acumulado de precipitação pode chegar aos 130 mm até o fim do fim de semana entre Alagoas e Pernambuco.

Para o domingo (21), não há grandes mudanças nas condições meteorológicas do Nordeste. Tempo instável e com chuva ao longo do dia entre o norte de Sergipe, o estado do Alagoas, o sul e interior de Pernambuco, com chuvas de até moderada intensidade ocorrendo pela manhã no leste alagoano e no sul pernambucano.

Já nas demais áreas do leste do Nordeste, o tempo firme e ensolarado predomina, com exceção do norte da Bahia, onde o tempo segue bastante nublado, mas sem ocorrência de chuva.

chuvas no maranhão
Na porção norte do Nordeste, as chuvas ocorrem na forma de pancadas e podem acumular até 40 mm no fim de semana.

Na faixa norte da Região, tempo firme no período da manhã e aumento da nebulosidade a partir da tarde, com previsão de pancadas de até forte intensidade no norte do Maranhão e do Piauí. O risco de chuvas mais intensas e volumosas está para o território maranhense.