Fim de semana com aumento das chuvas na porção Central do país

Neste fim de semana as chuvas aumentam na Região Centro-Oeste e parte do Sudeste, com risco para temporais. As temperaturas continuam elevadas em todo o Brasil e no Sul o calor se intensifica.

Chuvas aumentam no Centro-Oeste e em parte do Sudeste.

Neste fim de semana as chuvas aumentam na porção mais Central do país, mas não devido à passagem de uma frente fria, e sim por uma condição mais instável nos níveis mais elevados da atmosfera. Portanto, as temperaturas se mantêm elevadas em todo o Brasil, com alívio da sensação de calor ocorrendo pelas pancadas de chuva na parte da tarde.

No Sul o calor se intensifica, devido ao tempo mais firme na metade sul da Região e aos ventos que atuam de quadrante norte, que acabam transportando um ar mais quente para os três estados.

Previsão do tempo

No sábado (26) uma área de baixa pressão, que se forma próximo a costa de São Paulo e do Paraná, favorece a formação de nuvens e a ocorrência de chuva fraca a moderada já pela manhã no sul paulista e no leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Na metade sul de Minas Gerais, o dia também começa com tempo fechado e chuva isolada. Previsão de chuva, na primeira parte do dia, também para o estado do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, onde a chuva ocorre de forma mais intensa. Mais para o fim do período as chuvas diminuem e até o início da tarde o sol aparece entre muitas nuvens.

Na parte da tarde, mais precisamente a partir do meio da tarde, instabilidades voltam a se formar e as chuvas ocorrem de forma mais abrangente com risco para temporais em todo o Centro-Oeste, no estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais, norte e leste do Paraná e no norte de Santa Catarina.

No domingo (27) a nebulosidade se mantém nas mesmas áreas, porém as chuvas se tornam mais restritas pela manhã e ocorrem de forma mais isolada e menos intensa em relação ao mesmo período no dia anterior. Maior chance de chuva abrangente e moderada está para a metade norte do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul.

Na parte da tarde, chove de forma mais abrangente em todo o Centro-Oeste, no estado de São Paulo e no norte e leste do Paraná, com risco para temporais nessas áreas. Em Minas Gerais, as chuvas ficam mais isoladas, mas podem com forte intensidade. Nas demais áreas do Sul, chuva prevista no leste de Santa Catarina, onde há riscos para novos alagamentos. No oeste catarinense e, principalmente, no Rio Grande do Sul o calor se intensifica e a sensação é de abafamento na parte da tarde.

Tendência para próxima semana

Na próxima semana as chuvas diminuem em boa parte do Brasil, trazendo uma semana mais seca e quente. Chuvas mais abrangentes somente nas áreas mais ao norte do país. Mais para o fim da semana, uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul e há potencial para chuvas volumosas e temporais.