Fim de semana com alerta de chuvas intensas em parte do S e do SE

No próximo fim de semana as chuvas ainda ocorrem de forma intensa no Centro-Sul, deixando alerta de transtornos como alagamentos e inundações para os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

alerta; temporais
Fim de semana de alerta de chuvas intensas nas regiões Sul e Sudeste. Potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos.

O março iniciou com chuvas persistentes e volumosas no Centro-Sul do país, com destaque para os estados da Região Sul, onde os volumes já superaram o esperado para o mês em mais de 50 mm no leste do Paraná. Na Região Norte, as chuvas também têm ocorrido de forma frequente e em alguns pontos também já se superou o volume climatológico.

Neste fim de semana uma frente fria proporciona potencial para chuvas intensas entre as regiões Sul e Sudeste, onde há risco para alagamentos, inundações e deslizamentos.

Nos próximos dias, as previsões apontam para a continuidade dessa condição, o que também potencializa a possibilidade de transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Essa tendência mais úmida deve continuar ao longo de março em boa parte do país, como pode ser verificada na discussão climática.

As chuvas para o fim de semana

Ao longo da sexta-feira (05), um ciclone extratropical se forma e logo se afasta pelo oceano não levando para ventos intensos ou agitação marítima, que possa provocar algum tipo de transtorno. O sistema contribui, com sua frente fria associada, para a manutenção do tempo instável e para as chuvas ao longo do dia desde o norte e leste do Rio Grande do Sul até o Centro-Oeste e região do Triângulo Mineiro.

No sábado (06), a frente fria se encontra sobre o estado de São Paulo provocando chuvas de até moderada intensidade já pela manhã em todo o estado, condição esta, que é prevista também para o norte e leste do Paraná. A partir do fim da manhã, passa a chover com maior abrangência e intensidade, elevando o potencial para transtornos e estendendo o alerta para o sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro, região do Triângulo Mineiro e norte do Mato Grosso do Sul.

Para o restante da Região Sul, bastante nebulosidade ao longo do dia com previsão de chuva fraca a isolada somente para o leste e norte de Santa Catarina e restante do território paranaense. As temperaturas ficam mais amenas devido à atuação dos ventos de sul.

No domingo (07), o sistema frontal se encontra mais afastado no oceano, mas ainda influencia o tempo em parte do Centro-Sul, principalmente na Região Sudeste. Pela manhã há alerta de chuvas intensas no leste paulista e no Rio de Janeiro. Chuvas isoladas e com menor potencial para transtornos ocorrem no restante do território paulista, no leste e norte do Paraná, centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro, no sul de Goiás e do Mato Grosso.

A partir da tarde, o alerta para a possibilidade de temporais se mantém para as mesmas áreas, com maior probabilidade de transtornos para o leste paulista e o Rio de Janeiro. Para o Mato Grosso do Sul e restante da Região Sul, o tempo segue firme com sol entre muitas nuvens e sensação mais amenas devido aos ventos mais frios que atuam de leste e sudeste.