Fim de semana: chuva no Sul e mudança no Sudeste

Neste fim de semana uma frente fria se forma sobre a Região Sul provocando chuva e diminuição das temperaturas. Mudança das condições do tempo no Sudeste.

Risco de temporais para o Rio Grande do Sul e mudança das condições do tempo para São Paulo e o Rio de Janeiro.

Neste sábado (28) uma área de baixa pressão, que se formou na sexta-feira (27), se mantém sobre o Uruguai, contribuindo para a manutenção do tempo instável sobre o Sul do Brasil. O dia amanhece com bastante nebulosidade baixa sobre o leste dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ocorrência de chuva fraca entre Camaquã - RS e o sul catarinense. Nos demais regiões desses estados e no Paraná, o tempo fica firme com formação de nuvens médias e altas, sem ocorrência de chuva.

No decorrer da manhã a nebulosidade aumenta em todo o Rio Grande do Sul e passa a chover com moderada intensidade no Noroeste, Centro, Sul e Leste do estado. Em Santa Catarina e no Paraná o sol aparece entre poucas nuvens e os ventos de norte contribuem para uma condição agradável para atividades ao ar livre. A partir da tarde, uma frente fria se forma e as instabilidades se intensificam e se espalham por todo o Rio Grande do Sul, provocando chuva de moderada a forte intensidade. Alerta para o risco de temporais no Norte e Centro-Leste do estado, e para a ocorrência de alagamentos.

Em Santa Catarina, o sistema começa a provocar chuva forte a partir do fim da tarde no Oeste e Sul do estado, atingindo as demais áreas no decorrer da noite e madrugada. Já no Paraná, passa a chover somente durante a noite na Metade-Sul e Leste e de maneira fraca a moderada, sem gerar grandes transtornos. Em resumo, o sábado (28) será bastante proveitoso para os catarinenses e paranaenses.

No domingo (29), devido ao deslocamento da frente fria para norte, o tempo fica mais firme na Região Sul. No Rio Grande do Sul o dia começa com sol entre poucas nuvens e, a partir da tarde a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuva fraca e isolada entre o fim da tarde e noite em todo o estado. Em Santa Catarina e no Paraná ocorre o contrário, com amanhecer nublado e tempo mais firme no decorrer do dia. A exceção fica para o leste do Paraná, onde o tempo fica nublado e com chuva. Em toda a Região Sul, as temperaturas ficam baixas e os ventos aumentam a sensação de frio.

Em São Paulo, Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul, o domingo (29) será marcado pela mudança das condições do tempo. Com a aproximação da frente fria, a sensação será de calor já pela manhã, porém, a partir da tarde, o sistema passa a atuar no estado de São Paulo, contribuindo para o aumento da nebulosidade e para diminuição das temperaturas em todo o estado e no Mato Grosso do Sul. Como o sistema atua de forma mais costeira, no período da noite passa a chover de fraca a moderada intensidade no Sul e leste paulistas e no estado do Rio de Janeiro.