Fim de semana bastante instável no Centro-Sul do Brasil

Neste fim de semana um ciclone extratropical traz risco de temporais para o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. No Nordeste, a ZCIT ainda provoca chuvas volumosas.

Fim de semana há risco para temporais no Sul, Centro-Oeste e no Sudeste. No Nordeste as chuvas continuam volumosas.

Ao longo deste fim de semana um ciclone se forma sobre o Sul da Brasil e traz alerta de tempo severo para toda a Região e parte do Sudeste e do Centro-Oeste. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua a provocar bastante chuva sobre o norte da Região, porém, neste fim de semana, as chuvas volumosas se distribuem mais pela faixa norte. A seguir constamos os detalhes.

Previsão do tempo

Na madrugada de sábado (27) a região de cavado que se encontra sobre o Sul do Brasil e que já vem provocando chuva desde a noite de quinta-feira (25) na Região, se intensifica dando origem a um sistema de baixa pressão. Previsão de chuvas intensas e risco de temporais no centro, oeste, norte e leste do Rio Grande do Sul. Durante a noite, o tempo fica mais firme, com chuvas ocorrendo somente no extremo norte do estado.

Em Santa Catarina, chove de moderada intensidade no início da manhã no oeste e sul do estado. Na parte da tarde, passa a chover em todo o estado e há risco de temporais no oeste e, mais para o fim do dia, nas áreas mais ao norte e leste. No Paraná, há previsão de pancadas pela manhã, mas é a partir da tarde, que as chuvas se tornam mais generalizadas, com risco de temporais a partir do fim do dia.

No Centro-Oeste e no Sudeste, as temperaturas ficam mais elevadas e a sensação de calor aumenta. Previsão de pancadas isoladas a partir do meio da tarde no estado de São Paulo e risco de temporais no oeste e sul do Mato Grosso do Sul, e no oeste do Mato Grosso. No Nordeste, o dia fica nublado e chuvoso na faixa norte, com chuvas volumosas ocorrendo na parte da tarde. Já na faixa leste, as chuvas diminuem.

No domingo (28), apesar da nebulosidade o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul, com sensação de frio ao longo do dia. Em Santa Catarina, ainda há previsão de chuva no oeste e no centro-norte do estado, com risco para temporais na parte da tarde nas áreas mais ao norte. No Paraná, dia nublado em todas as regiões, com chuva de moderada a forte intensidade pela manhã na metade oeste e, a partir da tarde passa a chover forte, com risco para transtornos no norte, centro e leste do estado.

Para o Mato Grosso do Sul e o oeste paulista, a previsão é de chuva de moderada a forte intensidade já pela manhã. A tarde há risco de temporais para todo o estado de São Paulo. No sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, pancadas isoladas são previstas mais para o fim do dia e noite, no entanto há potencial para ocorrência de temporais. No Nordeste, poucas mudanças. Alerta de chuvas volumosas para a faixa que vai de Recife até Fortaleza.