Fim de semana: avanço de massa de ar frio e pouca chuva pelo país

Com o deslocamento de uma frente fria o tempo muda no leste da Região Sudeste. Já no restante do Centro-Sul, uma massa de ar frio passa a atuar.

frio no Sul
Massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil e contribui para o tempo firme em boa parte do Centro-Sul.

Nos próximos dias, um sistema de baixa pressão que vem atuando no oceano, na altura da Região Sul, irá permanecer e contribuir a formação de um sistema frontal de forma costeira. Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio, avança pela Região Sul favorecendo uma condição mais agradável ao longo dos dias.

Destaques para o fim de semana

Nesta sábado (02), uma região de cavado sobre parte da Região Sul contribuindo para a manutenção do tempo instável no leste dos estado de Santa Catarina e do Paraná, onde há previsão de chuva fraca no início da manhã. No leste paranaense, a possibilidade de chuva se mantém até o meio da tarde na porção litorânea e da Serra do Mar.

Bastante nebulosidade também nas demais regiões catarinenses e do Paraná, porém, no decorrer do dia o sol predomina, com temperaturas amenas, devido aos ventos de quadrante sul. Condição esta que é destaque para o Rio Grande do Sul, uma vez que a massa de ar frio se encontra mais próxima e proporciona sensação de frio.

No Sudeste, o cavado evolui para um sistema frontal a partir do fim da manhã e há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade no centro-leste de São Paulo no início da tarde até o fim do dia. No Rio de Janeiro a chuva começa a partir do meio da tarde. Destaque também para a mudança de temperatura, devido à atuação dos ventos de quadrante sul que transportam o ar mais frio para esses estados.

No domingo (03), já passa a atuar no no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo. Previsão de tempo instável e de chuva fraca. Temperaturas amenas e sensação térmica agradável. Já na Região Sul e no restante do Centro-Sul, tempo firme e ligeira sensação de frio em boa parte dessas áreas, com tempo mais nublado na faixa leste que vai do norte do Rio Grande do Sul até o sul capixaba. De qualquer forma o sol consegue aparecer e o dia será agradável.