Fim de semana: alerta de temporais e chuvas volumosas para o CO e o SE

Ao longo do fim de semana as chuvas se mantém concentradas no Centro-Norte do país e há alertas para transtornos ocasionados por temporais e chuvas volumosas. As áreas de maior risco se encontram nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Alertas de tempo severo
Primeiro fim de semana de 2020 o tempo instável se mantém sobre boa parte do Brasil. Os maiores acumulados são esperados para o CO, SE e parte do NE.

Na transição do ano havia previsão da mudança de padrão com o rompimento de uma bloqueio atmosférico, que vinha atuando desde o Natal, e o retorno das chuvas para o Centro-Norte do país. Nos primeiros dois dias de 2020 houve a consolidação da previsão, com chuvas volumosas e temporais atingiram boa parte do Centro-Sul e, hoje, passam a se concentrar mais nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

Nesta sexta-feira (03), chuvas de moderada intensidade já ocorreram de forma isolada no Pará, sudeste do Amazonas, leste do Mato Grosso e entre o sul do Piauí e extremo norte da Bahia. Na parte da tarde, chuvas intensas se espalham pelo país com potencial para transtornos no norte do Paraná, oeste, centro, norte e leste de São Paulo, em todo o estado de Minas Gerais, sul e norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no sul da Bahia, em Goiás e no Mato Grosso. Nas demais áreas do Centro-Oeste e da Região Sul, o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens na faixa leste dos estado do Sul em decorrência da circulação dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente.

Destaques e alertas para o fim de semana

No sábado (04), o padrão de chuvas se mantém uma vez que a intensificação de um sistema de baixa pressão contribui para a manutenção do canal de umidade sobre o Centro-Norte do país, juntamente com a presença do cavado em altos níveis do Nordeste.

Previsão de chuvas de moderada intensidade já pela manhã, ocorrendo de forma isolada em Minas Gerais, no Espírito Santo, Goiás e de forte intensidade no Tocantins, oeste da Bahia e no Maranhão. Novamente, por conta da circulação dos ventos manhã nublado em todo o leste da região Sul e do estado de São Paulo, com ocorrência de chuva de fraca a moderada intensidade no leste de Santa Catarina e do Paraná. Na região central e oeste paulistas, há possibilidade de chuva fraca e isolada.

Na parte da tarde, mais um dia com alerta de temporais e chuvas volumosas que trazem potencial para transtornos no leste paulista, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, sul da Bahia, em Goiás e no leste do Mato Grosso. No Tocantins, oeste da Bahia e no Maranhão sã esperado os maiores volumes, uma vez que há o reforço das instabilidades por conta da atuação da borda do cavado do Nordeste.

Alerta especial para chuvas torrenciais para o sul goiano, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, região metropolitana de Belo Horizonte e Rio de Janeiro no período da noite. O potencial é elevado para alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.

No domingo (05), a formação de um pequeno cavado contribui para chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no centro-sul de Goiás, no norte do Triângulo Mineiro, no oeste de Minas Gerais e na região metropolitana de Belo Horizonte. No período da tarde, instabilidades se espalham pelo país, porém as pancadas ocorrem de forma mais isolada. No entanto, por volta do meio da tarde, não se descarta a chance de temporais localizados em todo o Sudeste, norte do Paraná, no Mato Grosso, no interior e oeste do Nordeste.