Fim de semana: Alerta de chuvas intensa em parte do CO e do SE

Neste fim de semana o tempo se mantém instável em boa parte do Brasil Central. Novamente os maiores volumes estão previstos para os estados de Minas Gerais e de Goiás. Já no Centro-Sul, o tempo firme e quente predomina.

Alerta de temporais, previsão, fim de semana
Tempo se mantém instável em boa parte do Brasil Central. Já no Centro-Sul, o tempo firme e ensolarado predomina.

Uma frente fria atua no Sudeste e contribui para o tempo instável também na região Centro-Oeste. Na manhã desta sexta-feira (06), chuvas já ocorreram no leste paulista, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, no estado de Minas Gerais de forma isolada e mais intensa na porção central de Goiás. Na parte da tarde a previsão é de que o sistema se desloque mais para norte e que as chuvas ganhem intensidade, levando risco de temporais para todo o território capixaba, estado de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e norte dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. No Rio de Janeiro, chove de forma menos intensa em boa parte do estado, com alerta somente para as áreas mais ao norte.

Já na Região Sul e demais regiões do Mato Grosso do Sul e no centro-oeste de São Paulo a atuação de uma massa de ar mais seco e frio mantém o dia firme e ensolarado. No leste paulista a circulação dos ventos contribuem para o sol entre muitas nuvens.

Destaques e alertas para o fim de semana

No sábado (07), a frente fria se encontra mais ao norte sobre o estado do Espírito Santo, sul da Bahia e metade norte de Minas Gerais. O dia começa nublado e com chuvas de moderada intensidade em todo o território capixaba, metade norte de Minas Gerais, em Goiás e no Mato Grosso. No Rio de Janeiro e nas demais regiões do território mineiro, previsão de bastante nebulosidade pela manhã.

Na parte da tarde, o tempo segue nublado nessas áreas e há risco de temporais e chuvas volumosas no centro-norte e oeste de Minas Gerais, no estado de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. No Espírito Santo, chove de fraca a moderada intensidade, bem como no sul da Bahia. Já no norte e leste paulista a previsão é de pancadas isoladas e de curta duração.

Na Região Sul e no restante dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, o tempo fica firme e ensolarado ao longo do dia, com temperaturas amenas pela manhã e sensação de calor na parte, mas nada que seja extremo.

No domingo (08), mesmo com o afastamento do sistema frontal, uma região de cavado ajuda a sustentar o tempo instável em boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no leste de Goiás e no centro-oeste de Minas Gerais, o que incluí a região metropolitana de Belo Horizonte. Há potencial para transtornos. Nas demais regiões desses estados, no Espírito Santo, sul da Bahia e no Mato Grosso, chove com menor intensidade e de forma isolada.

No período da tarde, pancadas isoladas e de curta duração ocorrem em todo o território capixaba, boa parte de Minas Gerais, com exceção para o sul do estado, no norte paulista, em Goiás, Mato Grosso, norte e noroeste do Mato Grosso do Sul. Já na Região Sul, mais um dia de tempo firme, mas agora as temperaturas ficam mais elevadas e faz bastante calor na parte da tarde.