Fim de semana: a frente fria da mudança

Este fim de semana representará a mudança que todos estavam esperando. A chegada de uma frente fria provoca bastante chuva e alívio ao calorão no Centro-Sul. No restante do país a mudança ocorre na próxima.

Frente fria traz mudanças para os próximos dias em todo o país.

Neste fim de semana ocorrerá a mudança mais esperada! Finalmente um bloqueio atmosférico se enfraquece e uma frente fria consegue avançar no decorrer dos próximos dias, levando bastante chuva e alívio ao calorão em boa parte do Brasil. No entanto, a chegada desse sistema possuí um ponto negativo: o risco de temporais e de chuvas volumosas, que irá aumentar devido ao contraste de temperatura.

O fim de semana

No sábado (02) uma frente fria, que se formou no fim do dia da sexta-feira (01) sobre o território gaúcho, se mantém sobre a Região Sul, com chuva de fraca a moderada intensidade ocorrendo já pela manhã na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul. Mais para o fim do período há previsão de chuva forte para o leste do estado. A partir da tarde, chove em todo o Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina, com riscos para temporais mais para o fim do dia. No Paraná há previsão de temporais somente no oeste do estado. As temperaturas diminuem, dando alívio ao calorão.

No restante do país não há grande mudanças. O tempo seco e quente predomina, com o destaque para a intensificação do calor nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto na parte da tarde, chove de forma isolada no estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais.

No domingo (03) a frente fria se amante sobre a Região Sul durante a parte da manhã, provocando chuva no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná de forma isolada. No entanto, o destaque fica para a queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, onde uma massa de ar frio passa a atuar e a provocar sensação de frio.

Na parte da tarde, a chuva se intensifica no nordeste gaúcho, em todo o território catarinense e passa a ocorrer de forma intensa no Paraná, com risco para transtornos nessas localidades. No Sudeste e Centro-Oeste, as instabilidades começam a se formar no início da tarde, trazendo potencial para temporais no sul de Minas Gerais, leste e sul de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Mato Grosso do Sul, no oeste e norte do Mato Grosso.

Mas é na parte da noite que a frente fria finalmente chega ao estado de São Paulo e ao Rio de Janeiro, o que provoca chuvas volumosas e risco para alagamentos. Atenção também para o estado do Paraná e norte de Santa Catarina.

Tendência para a próxima semana

Na segunda-feira (04) a frente fria já atinge a metade sul de Minas Gerais, o que já provoca queda das temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país. As chuvas ocorrem de forma volumosa em na porção mais central do país, as pancadas passam a ocorrer de forma mais abrangente. No decorrer da semana, as chuvas se espalham por todo o Sudeste e Centro-Oeste, e volta a chover no estado da Bahia e em todo o Sertão Nordestino. As temperaturas diminuem bastante, trazendo uma sensação muito mais agradável.