Feriado de Páscoa: qual a previsão?

O fim de semana prolongado de Páscoa finalmente chegou e a previsão do tempo pode ser feita de maneira mais detalhada para todo o Brasil.

Previsão para o feriado da Páscoa é de chuvas mais concentradas no Sul e tempo mais seco na porção central do país.

Nos próximos dias a frente fria já se afasta bastante para o oceano, mas ainda há a formação de instabilidades sobre as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. No Sudeste pouca chuva e sensação de calor, e no Nordeste as chuvas continuam nas áreas mais ao norte.

Previsão de Quinta-feira e Sexta-feira

Nesta quinta-feira (29), devido a condições mais instáveis na atmosfera, o tempo fica nublado e com chuva do norte do RS até o norte do PR. A intensidade da chuva ao longo do dia é variável e partir da tarde tende a diminuir. Somente na faixa leste entre o litoral paranaense e Florianópolis que as chuvas persistem, devido aos ventos que sopram do oceano.

No Centro-Oeste as chuvas se concentram mais ao leste da Região, somente no MS que chove em todo o estado ao longo do dia, com maior intensidade entre o fim da manhã e o início da tarde. No MT a previsão é chuva na metade leste e em GO o predomínio é de sol e bastante calor. Já no Nordeste, a previsão é de muita chuva ao longo do dia no litoral norte e, moderada a fraca intensidade do sul da Bahia até Salvador.

Acumulado de chuva previsto pelo modelo ECMWF de quarta-feira (28) até a noite de sexta-feira (30).

No Sudeste, a nebulosidade se concentra em SP e em toda a faixa litorânea. Previsão de chuva a qualquer hora do dia no oeste e sul paulista. Nas demais regiões do estado o sol aparece entre nuvens. No litoral sul e região metropolitana de São Paulo, o tempo segue nublado com chuva ocorrendo entre a manhã e a tarde. Nas demais áreas da Região, sol e calor, com chuva fraca somente do litoral norte do RJ até o ES.

Na sexta-feira (30), as condições do tempo praticamente não mudam. A única mudança é em relação ao deslocamento das áreas de chuva do Sul e Centro-Oeste mais para o leste e sul, que contribuem para um tempo mais firme no leste do MS, e redução das chuvas no oeste e sul de SP, com previsão de pancadas na parte da tarde. No RS, o tempo fica mais nublado e com chuva a qualquer hora do dia na metade norte, com maior intensidade na Serra.

Previsão de Sábado e Domingo de Páscoa

No fim de semana se observará a mesma configuração dos sistemas atuantes no Brasil. No sábado (31), o tempo continua nublado e com chuva em todo o estado do PR e de SC, com chuvas mais intensas ocorrendo a partir da tarde e maiores volumes na faixa leste catarinense. No RS passa a chover em todo o estado. O tempo fica nublado e com chuva ao longo do dia no norte e faixa leste, e nas demais áreas o sol aparece entre muitas nuvens, com previsão de pancadas isoladas a partir da tarde.

Previsão de chuva para o período da tarde de sábado segundo o modelo ECMWF.

No Sudeste, as temperaturas aumentam e há previsão de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde somente na metade sul e leste de SP. No Centro-Oeste a previsão também é de chuva à tarde na metade leste do MT e em todo o MS. No Nordeste a única mudança é nas chuvas entre Maceió e Natal, que ocorrem ao longo do dia variando de intensidade.

No domingo de Páscoa (01), um ciclone começa a se formar próximo a costa do RS e de SC, e toda a Região Sul amanhece com tempo nublado e chuva fraca a moderada intensidade. As condições mais instáveis ficam para o leste e sul do estado gaúcho. No decorrer do dia o sistema se desloca para o oceano, mas mantém as chuvas em todo o Sul.

Previsão de chuva para o período da tarde de domingo segundo o modelo ECMWF.

Nos estado do MS e de SP o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e no fim do período há chance de ocorrerem as primeiras chuvas do dia. A partir da tarde as instabilidades ganham força e se espalham levando chuva para todo o MS, SP, leste de GO e Triângulo Mineiro. No Restante do país as chuvas se mantêm no norte do Nordeste e, nas áreas mais ao leste ocorrem somente entre Recife e Natal