Feriado de Corpus Christi: avanço de frente fria e alerta de temporais

Com feriado prolongado nesta semana, saiba como fica o tempo em todo o Brasil. Massa de ar polar ainda deve provocar influência nos próximos dias? Saiba aqui.

feriado
Será que cristãos encontrarão tempo firme para enfeitar as ruas no feriado de Corpus Christi?

A semana está apenas começando, mas muitos já estão animados com os próximos dias, afinal, com a chegada de Corpus Christi no dia 16 de junho, a semana será mais curta para muita gente devido ao feriado prolongado. Com uma "folga" tão aguardada, como será que fica o tempo nos próximos dias em todo o Brasil?

Semana começa gelada no Sudeste ainda sob influência da massa de ar polar. Diversas cidades em São Paulo e Minas Gerais amanheceram com temperaturas abaixo de 10°C.

O frio ainda se fez presente na manhã desta segunda-feira (13) em grande parte do Sul não se descartando inclusive, a ocorrência de geadas em áreas mais altas com temperaturas mínimas ficando abaixo de 4°C. No Centro-Oeste, temperaturas amenas também foram registradas, em especial no sul de Mato Grosso do Sul.

Como fica o tempo nos próximos dias?

A semana começa com tempo firme em boa parte do Brasil sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Condição de céu claro e ensolarado principalmente em áreas do interior, enquanto que cidades mais próximas ao litoral ainda podem registrar grande variação de nebulosidade por conta da circulação dos ventos associados a área de alta pressão atmosférica na costa do Sul e Sudeste.

Na terça-feira (14), o destaque continue sendo o tempo seco e frio em áreas do centro-sul brasileiro. A massa de ar polar começa a se deslocar cada vez mais em direção ao oceano, mas o ar frio ainda deve provocar temperaturas mínimas em torno de 6°C em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, assim como em Francisco Beltrão (PR) e Erechim (RS).

Em Campos do Jordão (SP), o dia ainda começar com temperaturas abaixo de 4°C, mas o potencial para ocorrência de geada já é menor.

Na quarta-feira (15) uma nova área de baixa pressão atmosférica se forma no interior do continente, mas por enquanto será uma área de instabilidade em altos níveis da atmosfera que provocará chuva pontual entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, algo que não deve durar muito tempo, pois uma nova frente fria se formará e organizará a umidade novamente no Rio Grande do Sul.

Feriado com formação de frente fria

Na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, uma nova frente fria se forma e pode provocar temporais em todo o Rio Grande do Sul, onde são esperados acumulados significativos, além de vendaval e descargas elétricas. Já nos demais estados do Sul, assim como no Sudeste e Centro-Oeste, o feriado vai começar com tempo firme e diminuição do frio. No Nordeste atenção no feriado, chuva volumosa pode ser registrada no leste de Pernambuco, não se descartando o risco de transtornos.

alerta temporais
Corpus Christi com formação de nova frente fria e temporais no Rio Grande do Sul.

A tendência é que o novo sistema frontal avance a partir de sexta-feira (17), provocando temporais também em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso. Volumes de até 70mm podem ser registrados entre o norte gaúcho e o oeste catarinense, não se descartando o potencial para algum transtorno. Risco também de perigo no leste pernambucano com persistência de chuva significativa.

No sábado (18), um alerta especial precisa ser dado em capitais como Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP), onde volumes mais expressivos podem ser registrados conforme a frente fria avança. Enquanto isso, na retaguarda da frente fria, uma nova massa de ar polar derruba as temperaturas de novo no Rio Grande do Sul com mínimas em torno de 5°C em Porto Alegre.

No domingo (19) a chuva associada a frente fria chega ao Rio de Janeiro, a metade sul de Minas Gerais e ao extremo sul de Goiás, porém, já não são esperados grandes volumes. A expectativa é que a frente fria se afaste em direção ao oceano no início da próxima semana, mas já com tendência de um novo sistema logo em seguida.