Feriado da Proclamação da República: Como será o tempo em todo o Brasil?

Nesta semana teremos o fim de semana prolongado de quatro dias! Confira as condições do tempo para todas as regiões do Brasil.

"Proclamação da República" de 1893. Óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927).

Nos próximos dias duas frentes frias irão influenciar o tempo no Brasil. Esses sistemas frontais afetarão bastante as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde há riscos para temporais. Confira a seguir a previsão para todas as regiões do país.

Região Sul

Previsão de tempo firme e ensolarado para todo o Rio Grande do Sul até o fim da manhã de sábado, quando, a partir da tarde, pancadas passam a ocorrer de forma isolada pelo estado e no fim do dia há risco para temporais na metade sul e oeste. Na madrugada de domingo o risco de chuva forte se estende para as áreas do norte e leste. A partir da tarde as chuvas diminuem de intensidade e o tempo passa a ficar mais firme em todo o estado.

Em Santa Catarina, o tempo firme irá predominar na maior parte do tempo, com previsão de chuva fraca na quinta-feira no norte e leste do estado pela manhã. A partir da madrugada de sábado para domingo, a segunda frente fria chega ao oeste do estado, provocando temporais em todas as regiões. O sistema avança ao longo do dia e chegando a Florianópolis no meio da tarde.

No Paraná a quinta-feira é de tempo nublado e com chuva no leste e no norte, sendo nas áreas próximas a São Paulo e ao Mato Grosso do Sul, com previsão de pancadas de chuva forte na parte da tarde. Na sexta-feira e no sábado, tempo firme e ensolarado em todas as regiões, com previsão de pancadas isoladas no fim da tarde. No domingo de manhã, o tempo muda e a previsão é de temporais no sul e oeste. A partir da tarde chove em todo o estado, com moderada e forte intensidade.

Região Sudeste

Previsão de tempo instável para boa parte da Região ao longo do feriado. Na quinta-feira de bastante nebulosidade e chuvas esparsa de fraca a moderada intensidade pela manhã em todo o estado de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais. A partir da tarde passa a chover com forte intensidade deixando em alertas o norte de São Paulo, metade sul e oeste de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro, que pode registrar novos deslizamentos de terra.

Na sexta-feira as chuvas diminuem de intensidade em São Paulo, mas ainda ocorrem de forma isolada no centro-norte. Em Minas Gerais o tempo instável continua ao longo do dia, com chuvas de fraca a moderada intensidade em boa parte do estado, com tempo firme somente para o norte. No Rio de Janeiro o dia fica nublado com ocorrência de chuva fraca. Já no Espírito Santo o tempo fica chuvoso.

O sábado será o dia mais proveitoso, com pancadas de chuva ainda ocorrendo de forma bastante isolada pela Região, mas sem grandes volumes previstos. Já a partir da tarde de domingo, as chuvas voltam a ocorre com intensidade em São Paulo e no Triângulo Mineiro.

Região Centro-Oeste

Na quinta-feira a previsão é de pancadas de chuva forte a partir da tarde no Mato Grosso do Sul, onda há risco para alagamentos. Nos demais estados as chuvas ocorrem de forma isolada e fraca a moderada intensidade. Na sexta-feira e no sábado o destaque fica para o estado de Goiás e do Mato Grosso, onde as chuvas aumentam de intensidade e abrangência, com risco para temporais na parte da tarde.

No domingo nebulosidade e pancadas isoladas em toda a Região. No entanto, a partir do fim da manhã, a segunda frente fria chega ao Mato Grosso do Sul provocando temporais em todo o estado e no sul do Mato Grosso e de Goiás.

Região Nordeste

Predomínio de tempo firme e ensolarado em praticamente toda a Região. Previsão de pancadas de chuva isoladas na parte da tarde para todos os dias, somente no interior do Maranhão e Piauí, oeste e sul da Bahia. Em São Luís, a quinta-feira será o dia mais instável, com previsão de chuva na parte da tarde. Já no litoral sul da Bahia, a sexta-feira terá previsão de chuva ao longo do dia.

Região Norte

Em praticamente toda a Região Norte a previsão são de pancadas de chuva isoladas que ficam mais intensas e abrangentes na quinta-feira. Previsão de tempo firme somente para o norte do Pará. Os maiores acumulados são esperados para o estado de Rondônia e sul do Amazonas.