Feriado da Páscoa: como será o tempo em todo o Brasil?

No Feriado Santo deste ano há previsão de chuvas em todas as regiões do país, no entanto, em muitas localidades a chuva não irá atrapalhar as atividades ao ar livre. Contamos os detalhes aqui.

A chuva não deve atrapalhar as atividades em boa parte do país. Há risco de temporais no Sul e de chuvas volumosas no Norte e no Nordeste.

Neste feriadão que começa nesta sexta-feira (19) teremos três sistemas de chuva atuando sobre o Brasil: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o litoral norte do país, um ciclone extratropical e sua frente fria associada na altura no Espírito Santo e da Bahia durante a Sexta-feira Santa e uma frente fria no Sul a partir do sábado. A seguir a previsão do tempo para cada região.

Região Sul: começando com sol e terminando com temporais

Na sexta-feira (19) o dia será bastante proveitoso em toda Região Sul, com previsão de sol ao longo do dia e calor na parte da tarde. Somente na metade sul do Rio Grande do Sul que o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de chuva fraca no início da manhã no extremo sul do estado.

No sábado (20) instabilidades que se formam na Argentina provocam chuva já pela manhã no extremo oeste do Rio Grande do Sul e mais para o meio da tarde se espalham até a porção mais central e norte do estado levando chuva bastante isolada e de curta duração. Previsão de chuva isolada também para o meio-oeste catarinense. Para o restante do estado aumento da nebulosidade a partir do fim do dia e previsão de chuva fraca nas áreas mais ao leste. No Paraná o tempo firme predomina, com aumento da nebulosidade a partir do meio da tarde e previsão de chuva fraca somente no leste.

Na madrugada do domingo (21) uma frente fria se forma sobre o Rio Grande do Sul e no início da manhã há previsão de chuva moderada e de forte intensidade na metade norte do estado e no sul de Santa Catarina. No fim da manhã a chuva forte se mantém na metade norte do território gaúcho e passa a chover em todo o estado catarinense, no sul e no oeste do Paraná. As chuvas se mantêm até a noite nessas localidades. Há risco para temporais e transtornos, como queda de granizo e alagamentos.

Região Sudeste: feriado proveitoso em boa parte da Região

Na sexta-feira (19) a frente fria associada ao ciclone no oceano deixa o tempo instável somente na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, com previsão de chuva fraca e isolada entre o fim da manhã e o início da tarde. Para o restante da tarde, pancadas com maior intensidade são esperadas, porém ainda ocorrem de forma isolada e sem risco para transtornos. Para o restante da Região o tempo firme predomina.

Para o sábado (20) e o domingo (21), as temperaturas aumentam e a sensação é de calor em toda a Região. O sol aparece entre muitas nuvens somente na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, com previsão de pancadas isoladas na parte da tarde. No Rio de Janeiro, somente na tarde de domingo que há previsão de pancadas isoladas, que não trazem riscos para transtornos.

Região Centro-Oeste: sol, calor e pancadas à tarde

No Centro-Oeste as temperaturas entram em elevação no decorrer do feriado trazendo sensação de calor na parte da tarde. Tanto na sexta-feira (19) quanto no sábado (20) o tempo firme predomina ao longo do dia e com ocorrência de pancadas isoladas a partir do meio da tarde nos estado do Mato Grosso e de Goiás.

No domingo (21), a aproximação de uma frente fria, contribui para o aumento da sensação de calor no Mato Grosso do Sul, juntamente ao aumento da nebulosidade, trazendo risco para temporais no fim do dia no extremo sul do estado. Nos demais estados, sem grandes mudanças. Tempo firme ao longo do dia e previsão de pancadas isoladas na parte da tarde.

Região Nordeste: chuvas volumosas na faixa norte

Durante todo o feriado a ZCIT irá atuar em toda a faixa norte do Nordeste, com chuvas volumosas pela manhã na faixa litorânea que vai de Fortaleza até São Luís e na parte da tarde para a chover mais no interior e no restante no litoral norte, do leste do Ceará até o Rio Grande do Norte. Previsão de tempo instável também para a faixa leste, com chuvas mais intensas pela manhã entre Maceió e Natal. Já para o leste da Bahia, entre Salvador e o sul do estado, bastante nebulosidade e chuva fraca nas primeiras horas da manhã, com tempo firme no restante do dia.

Região Norte: chuvas em toda a Região

No Norte do país, o tempo instável irá predominar. Há previsão de chuva no início da manhã e logo a partir do início da tarde em praticamente toda a Região. Tempo mais firme para o estado de Rondônia, Acre e Tocantins, onde as chuvas na parte da tarde ocorrem mais tarde. No entanto, para o Tocantins há risco de temporais e chuvas volumosas. Mas é norte do Pará e no leste do Amapá, que a ZCIT mantém o dia instável e são esperados os maiores acumulados.