Entre esta sexta e a terça-feira será um período extremamente chuvoso no Brasil; veja os estados sob alerta
Tempestades intensas com chuvas volumosas irão se espalhar sobre ampla área no Brasil nos próximos dias. Os acumulados podem ultrapassar 200 mm em algumas áreas até terça-feira (3).
- Mais informações: Ciclone afeta o Brasil já nesta sexta, 30; estas são as áreas em risco

A virada do mês entre janeiro e fevereiro será de muita chuva em grande parte do Brasil. Essas chuvas estão relacionadas, principalmente, à formação de dois ciclones nos próximos dias. De acordo com o modelo ECMWF, de confiança da Meteored, estão previstas tempestades severas com chuvas intensas, deixando um alerta de alto risco à população. Confira os detalhes.
Quais serão os estados mais afetados?
Os estados mais afetados pelas tempestades e chuvas intensas entre sexta (29) e segunda-feira (3) são:
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
- São Paulo
- Minas Gerais
- Goiás
- Bahia
A rodada mais atual do modelo ECMWF indica que os maiores acumulados serão no Mato Grosso do Sul, onde podem se aproximar ou ultrapassar 200 mm até a noite de terça-feira (3).

No Paraná (centro-norte e leste), no interior de São Paulo e também em Minas Gerais (centro-leste) os acumulados podem se aproximar de 150 mm. Diversas outras áreas entre o Centro-Oeste, Sul e Sudeste devem ultrapassar 100 mm.
Além do elevado volume de chuva, outra questão preocupante é que estes acumulados devem ocorrer em intervalos relativamente curtos de tempo, através de eventos extremos de precipitação, como veremos a seguir.
Alerta de chuvas extremas
Primeiramente, é importante destacar que a partir de sexta-feira (30), todas as regiões do país estão em alerta para tempestades e chuvas potencialmente intensas, com maiores riscos para estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Entre sexta (30) e terça-feira (3), o índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF para precipitação alerta para três dias com chuvas incomuns ou extremas. O EFI é um índice que destaca áreas onde a previsão diária é muito diferente da climatologia do modelo, realçando a previsão de eventos ‘incomuns’ e ‘extremos’, que ocorrem em apenas 1 a cada 100 previsões.
Sexta-feira (30): Minas Gerais e São Paulo
Na sexta-feira (30), o EFI alerta para chuvas incomuns a extremas desde a parte sul de Minas Gerais até o litoral de São Paulo, relacionadas ao ciclone que está se formando na costa do Brasil.

Tempestades com chuvas intensas estão previstas durante todo o dia sobre essa área, principalmente entre a tarde e à noite, com acumulados diários podem ultrapassar os 60 mm.
Apesar do número não chamar tanta atenção à primeira vista, deve agravar a situação de Minas Gerais, um dos estados mais afetados pelas chuvas intensas desde a última semana, com registro de diversos transtornos, incluindo enchentes.

O Rio de Janeiro, incluindo a capital e região metropolitana, também está na mira das tempestades. Apesar do volume de chuva não estar na categoria incomum ou extrema, áreas urbanas sofrem impactos maiores com volumes menores, especialmente quando chuvas intensas ocorrem em um intervalo curto de tempo, ligando alerta para transtornos relacionados a alagamentos súbitos.
Segunda-feira (2): Mato Grosso do Sul em alerta máximo
Na segunda-feira (2), o EFI destaca que chuvas extremas (índice entre 0,8 e 1) estão previstas para ocorrer sobre o Mato Grosso do Sul, podendo também afetar regiões de fronteira com o Paraná e São Paulo.

Isso se deve principalmente à atuação de um rio atmosférico (região da atmosfera com um enorme conteúdo de umidade) sobre a região. O rio atmosférico começa a afetar o oeste e sul do Mato Grosso do Sul desde o domingo (1) à noite, e se fortalece na segunda-feira (2).
A população e as autoridades devem estar em alerta para alagamentos, inundações e enchentes.

Este rio atmosférico está relacionado à formação de um novo ciclone a partir da terça-feira (3), que serve como um “âncora” canalizando a umidade.
Terça-feira (3): Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina
As tempestades e chuvas intensas entre o Centro-Oeste, Sudeste e Sul continuam no decorrer da terça-feira (3), desde a madrugada. O EFI destaca condições “incomuns a extremas” para o Mato Grosso do Sul e chuvas incomuns entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

As tempestades estão previstas ocorrer desde a madrugada entre o sudoeste do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e interior de São Paulo, mas também numa faixa entre Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e o sul da Bahia. Durante a tarde as tempestades e as chuvas ganham força e se espalham sobre o Sudeste, afetando também o Rio de Janeiro.
Elevado risco de transtornos
O EFI mostrado acima evidencia áreas e dias com maior risco associado a acumulados diários de chuva incomuns ou extremos. No entanto, a previsão indica que todas as cinco regiões do Brasil estarão sujeitas à ocorrência de tempestades e chuvas intensas, com potencial para transtornos.
Além disso, a chuva não deve cessar na terça-feira (3), mantendo-se ao longo da próxima semana. A persistência das chuvas sobre áreas fragilizadas por volumes elevados de chuva dos últimos dias, aliada à saturação do solo, tende a agravar o cenário hidrológico, elevando o potencial para alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.
Diante desse contexto, recomenda-se atenção redobrada da população residente em áreas de risco, bem como a manutenção do estado de alerta por parte das autoridades, que devem estar preparadas para ações de monitoramento, prevenção, remoção e resgate, de modo a reduzir impactos e proteger a população.